1° Câmara Cidadã

por Rita Cordeiro publicado 19/04/2018 00h00, última modificação 20/06/2018 16h51
BELVEDERE, NOVO BELVEDERE E BEIRA LINHA/ 2018
1° Câmara Cidadã

1° Câmara Cidadã - Belvedere, Novo Belvedere e Beira Linha/ 2018

A 1° Reunião da Câmara Cidadã, do ano foi realizada no Bairro Beira Linha, dia 19 de abril, que representou também os bairros Belvedere e Novo Belvedere.

Instituída através da Resolução nº 380/2005, a Câmara Cidadã ou Sessão Comunitária tem como objetivo desenvolver e promover ações no âmbito do Município, nas áreas de planejamento, meio ambiente, educação, saúde, infraestrutura e integração dos vários segmentos da sociedade, visando, essencialmente, a formulação de políticas públicas afirmativas e a aplicação dos direitos fundamentais dos cidadãos.

O Programa Câmara Cidadã consiste na realização de Sessões ou reuniões do Legislativo Itinerante, onde é representado pelos Vereadores e na oportunidade ouvir e conceder voz e espaço ao cidadão, para que ele possa fazer suas reivindicações, pertinentes a sua comunidade. E tão logo sejam esgotados os assuntos e terminada a reunião, estes serão encaminhados, posteriormente, em forma documental - requerimento, ao Executivo, para possíveis e futuras concretizações. O que vem de encontro aos desejos do presidente atual e de todos os Vereadores do Legislativo.

Estas Sessões serão realizadas no diversos bairros e/ou localidades do Município de Congonhas, distribuídas em regiões, dias e horários determinados, pelos representantes do Legislativo e amplamente divulgados, anteriormente e posteriormente, as sessões (reuniões).

COMPONENTES DA MESA DO DIÁLOGO

Vereadores: Presidente da CMC - Dr. Adivar Geraldo Barbosa, Cida Penido -Vice-Presidente da CMC e Lucas Bob. Convidados do Executivo e correlacionados: Sandro Cordeiro - Secretário de Gestão Urbana; José Lúcio de Castro – Secretário Municipal de Esporte e Lazer; Rosemary Ap. Benedito - Secretária de Obras; Lianderson Vieira – Encarregado Comercial da COPASA; Joel José de Souza - Funcionário da COPASA e alguns moradores das referidas regiões : Ivanil Mata; Valter Magno Barbosa; Ana Rosa; Alessandra e outros.
.
As reivindicações das comunidades foram:

• Na Rua Morro do Toco fazer rede pluvial e asfaltamento (pedido da moradora Fia) - localidade Beira Linha;
• Necessário troca de rede de esgoto da Rua Pio André;
• Limpeza da extensão do rio Maranhão;
• Necessário Van escolar para crianças menores de cinco anos, que estudam na escola João Olinto Ferraz e Maria José de Andrade;
• Limpeza e preservação das nascentes encontradas na Rua Pio André;
• Revitalização do campo de futebol e criação de um Centro Recreativo para as crianças;
• Limpeza periódica na extensão da linha ferroviária;
• Necessário uma linha de ônibus que passe na Rua Pio André;
• Necessário uma cerca no campo de futebol até sua revitalização, pois o mesmo está servindo como local de rally;
• Asfaltamento embaixo do pontilhão da linha férrea, que liga a Rua Pio André ao Bairro Jardim Profeta; 
• Fazer uma passarela em cima da linha de trem para os estudantes, que vão do Bairro Beira Linha ao bairro Jardim Profeta;
• Querem mais qualidade da água, pois está turva e arenosa- Bairro Belvedere;
• Pedem tratamento de esgoto no Bairro Belvedere;
• Na Rua Tulipa e Papoula a água da chuva invade algumas casas;
- Necessário pintura de faixa de pedestre em frente à Escola Trenzinho Mágico;
• Na Rua Lírio, no bairro Belvedere precisa de iluminação pública.

Os convidados e parceiros do Governo e Vereadores presentes se comprometeram em continuar fiscalizando e averiguando o que foi pedido na reunião aos representantes dos setores responsáveis, para executarem se possível, os referidos pedidos. Discutiram no geral todas as possibilidades de atuação nas áreas carentes da comunidade, principalmente na infraestrutura dos bairros, que foram os principais questionamentos. Estas reivindicações serão transformadas em requerimentos e encaminhadas a Prefeitura Municipal para as devidas providências cabíveis.

Fonte: Rita Cordeiro/Assessoria de Imprensa/CMC

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.