Alunos da rede municipal concluem Programa de Resistência às Drogas

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h27, última modificação 27/03/2018 14h27

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Alunos dos 4º e 5° anos das escolas municipais Jair Elias, Maria Augusta, Engenheiro Oscar Weinschenck, Sr. Odorico Martinho da Silva, Dr. Antônio M. de Souza e Silva, E.M. Dona Caetana Pereira Trindade e Amynthas Jacques de Moraes receberam os certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), da Polícia Militar. Três estudantes também foram premiados pelo concurso de redação, que tinha como tema “O que aprendi com o PROERD?”. A solenidade, realizada nessa quinta-feira, 7, na E.M. Engenheiro Oscar Weinschenck, contou com a participação dos estudantes, pais, professoras e diretoras.

Também estiveram presentes o prefeito Zelinho; a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende; a coordenadora do Ensino Fundamental, Vanete Cristina da Silva; o comandante do 1° Pelotão da 9ª Cia. Ind. da Polícia Militar, tenente Felipe Rezende; e o assessor especial de Políticas Antidrogas, Dalton Barboza. Durante a cerimônia, a banda do 9° Batalhão da Polícia Militar se apresentou.

O prefeito Zelinho elogiou o trabalho realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e destacou o trabalho do Governo Municipal no combate às drogas: “Esse projeto é importante para que vocês, crianças, conheçam o perigo das drogas. Vocês vão crescer com essa mentalidade e tenho certeza de que não vão usar. Vocês agora conhecem o mal que isso faz para vocês, para as famílias e para as pessoas que moram no entorno. Temos uma Assessoria Especial de Políticas Antidrogas que faz o trabalho de prevenção junto à educação e aos centros de referência em assistência social (CRAS). O vício é uma doença que temos que evitar. E vamos evitar com a prevenção, que é o que estamos fazendo aqui”.

A secretária de Educação, Maria Aparecida Resende, elogiou a parceria firmada entre a Prefeitura e a PM. “Como a aluna Ana Luiza disse em sua redação, as nossas escolhas norteiam a nossa vida. É por isso que esse trabalho de combate às drogas é tão importante. Essa integração entre a Polícia Militar e a educação é o que mais queremos. Temos uma parceria de crescimento”, destacou.

O comandante do 1° Pelotão da 9ª Cia. Ind. da Polícia Militar, tenente Felipe Rezende, ressaltou que a PM quer estar cada vez mais presente nas escolas. “Queremos estar mais próximos da nossa juventude, que é o futuro do nosso país. Se não cuidarmos dos nossos jovens não vamos ter sucesso. O PROERD é um método excepcional e fantástico. No futuro, essas crianças vão olhar para esse certificado e sentir orgulho”, disse.

Concurso de redação

O II Concurso de Redação do PROERD premiou três alunos. O 1° lugar ficou com a aluna da E.M. Sr. Odorico Martinho da Silva, Ana Luiza Santos, que recebeu uma bicicleta.

Quem venceu em 2° lugar foi a estudante da E.M. Amynthas Jacques de Moraes, Melissa de Souza Félix, que ganhou um kit de material escolar completo. Já a 3ª colocada foi a aluna da E.M. Engenheiro Oscar Weinschenck, Aléxia Victória Abreu Santos, que recebeu um livro.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, que busca preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, são abordadas estratégias adequadas para que os jovens se tornem bons cidadãos e resistam à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.