Articulação do Governo e perfil do congonhense garantiram 50 vagas na Via 040

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h01, última modificação 27/03/2018 14h01

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

A Via 040 recrutou 50 trabalhadores de Congonhas entre 150 candidatos, sendo quatro líderes de praça e 46 operadores de pedágio, para atuarem no trecho da BR-040, no trecho de Itabirito a Barbacena. Esta oportunidade para moradores de Congonhas surgiu do trabalho de relacionamento desenvolvido pela Prefeitura, por meio do gabinete do prefeito e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, com a empresa. O recrutamento de pessoal foi feito pelo SINE Congonhas, que também cedeu sua infraestrutura para que a empresa treinasse seus colaboradores.

A Via 040 se mostrou solícita em aproveitar trabalhadores da cidade, levando em consideração o excelente desempenho dos congonhenses que já trabalhavam com ela.

Tainara Caldeira Silva, do Residencial, tecnóloga em logística formada em julho deste ano, foi recrutada através do SINE Congonhas. “Minha formação abrange vários segmentos. Eu participo de um grupo no WhatsApp formado por pessoas que estão à procura de emprego. Postaram uma foto sobre esta essas vagas disponibilizadas pelo SINE e vim aqui. Uma semana depois, a empresa me deu o retorno positivo de minha aprovação. O SINE trabalha bem quando há vaga disponível”, afirma.

Ela comemora a chance tão aguardada. “Estava há 1 ano 6 meses desempregada. Esta é uma oportunidade única, porque eu estava em casa passando por dificuldades. Pretendo aproveitá-la, porque não é todo dia que podemos trabalhar em uma empresa grande, respeitada, conhecida, que valoriza o colaborador. Eu acredito que o Governo Municipal tem de fazer o melhor para as pessoas, retribuindo a confiança que demos a ele. Eu apoio e dou os parabéns ao prefeito e a sua equipe de trabalho por esta iniciativa de negociar com as empresas, pedindo prioridade para o trabalhador daqui, porque tem muita gente desempregada precisando de uma oportunidade para garantir o sustento de sua família”, comenta.

Ariane Fátima Silva Oliveira, do Cristo Rei, estudante do curso de Mineração, ficou sabendo por uma amiga que seriam abertas vagas no SINE Congonhas e acabou sendo outra das 50 pessoas do Município selecionadas pela Via 040. “Fiquei muito feliz, o desemprego está muito alto, passei 7  meses desempregada, esta oportunidade foi uma vitória pra mim. Neste curso percebi que a  Via 040 é muito correta com relação às leis trabalhistas. Assimilamos também a forma como devemos nos portar no dia a dia do trabalho. Gostei de saber que a empresa gosta do perfil de nós, congonhenses. É que buscamos aprender, se temos alguma dificuldade”, diz orgulhosa.

Thiago Daniel Ferreira, também foi recrutado através do SINE Congonhas para uma das quatro vagas de líder de praça. ”Estava desempregado desde fevereiro deste ano, fui orientado a acessar o site do SINE e a vir pessoalmente conferir. Estou achando essa oportunidade bacana, porque consegui a mesma faixa salarial que teria, por exemplo, em BH, e ainda contanto com todos os benefícios, como plano de saúde, cartão alimentação, entre outros. É importante a Via 040 dar oportunidade para profissionais de Congonhas, o que desafoga um pouco o mercado, que está muito competitivo. Espero que outras empresas ajam dessa forma, ajudando a empregar pais de famílias de Congonhas, aquecendo a economia local. Muito bom! A Prefeitura está correta em correr atrás das empresas para valorizar o trabalhador da cidade”, afirma.

“Estamos trabalhando em muitas frentes para que a questão do desemprego seja vencida em nossa cidade. Conversas diárias com empresas e a busca por novos investimentos são fundamentais para que as oportunidades continuem surgindo e beneficiando os trabalhadores”, afirma o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Christian Souza Costa.

O SINE Congonhas fica à av. Nápolis, nº 165, no Jardim Vila Andreza. Para mais informações, ligue: 3731-1727 ou 3731-3042.