Assembleia se ilumina de amarelo para alertar sobre suicídio

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h00, última modificação 27/03/2018 13h00

Fonte: ALMG

 

Nesta sexta-feira (8/9/17), parte do prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se iluminará de amarelo, como sinal de alerta para um dos maiores problemas de saúde pública do mundo: o suicídio. A iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, é parte da campanha nacional Setembro Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da população para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

 

Neste mês, instituições públicas iluminam seus prédios e divulgam informações sobre o problema. Na Assembleia, as luzes amarelas serão instaladas no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, mais conhecido como Hall das Bandeiras, que fica em frente à Praça Carlos Chagas, e ficarão acesas até o dia 15.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, o suicídio é responsável por mais morte do que homicídios e guerras juntos. A estimativa é de que, a cada 40 segundos, uma pessoa se mata e, a cada três segundos, uma atenta contra a própria vida. Em 2012, cerca de 800 mil pessoas morreram no planeta em decorrência de autoextermínio.

 

O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de óbitos e um avanço de 30% entre os jovens. Dados da OMS apontam para uma média diária de 30 mortes, no País.

 

Segundo especialistas, 90% dos casos podem ser evitados, desde que as pessoas falem sobre o assunto e não minimizem os sinais dados pelos suicidas. Em 75% dos casos, essas pessoas comentam sua intenção.

 

Caminhada – No próximo domingo (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, será realizada, às 10 horas, a “Caminhada de Valorização à Vida”, na Praça da Liberdade, promovida pela Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e pela Faculdade de Medicina da UFMG. A atividade contará com a parceria do Exército Brasileiro e do Centro de Valorização à Vida (CVV) e o apoio da ALMG e de outras instituições médicas.

 

A campanha Setembro Amarelo também terá divulgação nas contas da Assembleia no Facebook, no Instagram e no Twitter, e também pelo sistema de sinalização digital da Casa, com mensagens sobre os números e dicas de prevenção.