Câmara recebeu Secretário Administrativo e Gestor do terminal rodoviário

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h55, última modificação 27/03/2018 10h55

Reuniu-se a Câmara Municipal de Congonhas para a 25ª Reunião Ordinária, da Sessão Legislativa, dia oito de agosto de 2017, presidida pelo Vereador Adivar Geraldo Barbosa e secretariada pelo Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos. Após leitura da ata da reunião anterior discutiram pautas como a festa do Pequeri; alugueis públicos, denúncias, reclamações, projeto de lei vetado, rodoviária, corpo de bombeiros, nepotismo, entre outros. Foram convidados - o Secretário Adjunto de Administração, Luiz Fernando Catizane e o Diretor do Terminal Rodoviário de Congonhas - Weliton Luiz dos Reis para prestarem esclarecimentos sobre o administrativo municipal. E a próxima Reunião Ordinária será dia 17 de agosto, quinta-feira, às 9h, devido ao feriado.

De acordo com correspondências vindas do Executivo, a Secretaria Municipal de Saúde convida a todos para Audiência Pública, dia 17 de agosto, às 15h, na Câmara Municipal.

Decretado ponto facultativo, dia 14 de agosto, nas repartições públicas municipais.

Comunicado do Ministério da Educação para liberação de recursos financeiros para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

De acordo com o Secretário - Luiz Catizane algumas secretarias mudarão para o novo prédio da JK como: toda a administração, de obras; educação; SEDAS; saúde; esporte; fazenda; planejamento; controladoria; meio ambiente; gestão urbana; habitação; desenvolvimento sustentável, o que ocasionará economia de R$12 a R$15 mil/mês aos cofres públicos. Em relação ao espaço da Rodoviária disse que além de toda a iluminação, e sinalizações bem transparentes, tem a preocupação de adotar critérios de maior mobilidade aos transeuntes, turistas, produtores rurais e o espaço disponibilizado como estacionamento está sendo avaliado. Luiz disse que de acordo com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros a corporação ocupará o espaço idealizado por eles, na rodoviária, sem data prévia. Sobre a Guarda Municipal disse que têm feito rondas extensivas, para coibir o uso de drogas e que novas linhas serão implantadas, para maior baldeação de estudantes e turistas.

Ratificou o diretor – Weliton dos Reis pelas afirmativas do secretário adjunto que defendeu maior flexibilidade e acessibilidade para todos e afirmou que dependendo da receita aumentarão as linhas de ônibus, no terminal rodoviário e disse que estão querendo implantar a linha Ouro Preto e Barbacena, se a ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres liberar. Afirmou que a segurança tem sido frequente na rodoviária, que o uso de drogas no local esta sendo coibido e defendeu a possibilidade de separar os horários das práticas esportivas.

Vereador Adivar defendeu a Festa do Pequeri que ocorre há 27 anos e os serviços de saúde em Congonhas, afirmando ser o melhor da região e que além das oito ambulâncias disponíveis, serão providenciadas mais duas. Comunicou que a próxima reunião será dia 17 de agosto, quinta-feira, às 9h, devido ao feriado. Disse que estará com Aécio Neves e o Prefeito Zelinho, em Brasília, para resolver questões da verba do PAC que foi bloqueada pelo Presidente Michel Temer. Parabenizou a Assessoria de Imprensa da CMC pelo jornal semestral.

Vereadora Cida falou sobre as indicações que fez nesta reunião, que são importantes e sobre a festa do Pequeri comentou que apesar de ser uma bela festa deve-se ter prioridade em outras questões e pediu que vetassem o espaço de caminhadas, na rodoviária, onde usam como estacionamento.

Vereador Eduardo fez vários questionamentos ao diretor da rodoviária sobre como ficará a iluminação e sobre os comerciantes - como ficará a situação deles em relação a liberação de espaços cedidos pelo Governo Municipal.

Vereador Edonias agradeceu a Prefeitura pela colocação de tampas em bueiros e parabenizou a Assessoria de Imprensa pelo jornal semestral.

Vereador Feliciano falou sobre seu pedido de colocar três quebra molas e que não foi atendido; sobre a necessidade de podas de árvores; sobre valores da festa do Pequeri.

Vereador Igor falou sobre veto a seu projeto de lei; sobre a necessidade da Prefeitura acabar com os alugueis; de denúncias que recebeu sobre carros da Coopertram que levam funcionários para outras cidades; que o novo prédio de secretarias na Av. JK foi alugado por mais de R$ 50 mil. Sobre como ficará a situação do nepotismo que questionou ao secretário, o mesmo disse que estão aguardando o parecer do MP e que o judiciário considera que Prefeitura e Câmara são poderes distintos e portando não deve ser considerado nepotismo cruzado. Luiz Catizane concluiu: “acatamos as diretrizes exigidas pela promotoria, pelo risco de improbidade administrativa e 16 pessoas foram exoneradas com muita tristeza, por nós. Entendo que não há nepotismo e até o momento o que vale é o caso a caso.”

Vereador Lucas falou sobre a realização da semana da juventude e questionou ao secretário adjunto se haverá processo seletivo. O secretário Luiz respondeu que no momento já houve pregão para a liberação de 40 vagas para vigias.

Vereadora Patrícia comentou sobre a data comemorativa da Lei Maria da Penha, no dia 7 de agosto e de sua importância para as causas da mulher.

Vereador Vagner falou sobre reclamações de roubos em escolas municipais; sobre a falta de segurança na cidade; sobre o início da reforma da escola Fortunata; de reunião com DNER; sobre a colocação de radar, quebra molas e passarela na BR; sobre a festa de Nossa Senhora da Ajuda no Alto Maranhão.

Fonte: Rita Cordeiro - Assessoria de Imprensa/ CMC