Caminhada do Outubro Rosa reforça a importância da luta contra o câncer de mama

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h01, última modificação 27/03/2018 14h01

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero, equipes de saúde do Município têm mobilizado mulheres – e até homens -, destacando a importância da prevenção. O trabalho vai para além das unidades de atenção primária à saúde (UAPS): na manhã desta terça-feira, 24, foi realizada uma caminhada com equipes e usuários dos postos do Campinho, Centro, Cinquentenário, Dom Oscar, Ideal/Jardim Andreza, Primavera e Residencial.

 

O grupo saiu do bairro da Praia, em direção a um sítio localizado na estrada do Parque Ecológico da Cachoeira. Lá, os participantes assistiram a uma palestra sobre o tema, ministrada pela médica Estefane Vasconcelos.

 

Outubro Rosa

 

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

 

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.