Defesa Civil orienta os cidadãos para prevenir incêndios

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h00, última modificação 27/03/2018 10h00

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

No período de seca, é importante estar atento e prevenir os incêndios florestais ou em vegetação, que colocam a população em risco e provocam danos ambientais. Pequenas medidas, como evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos e não jogar guimbas de cigarro no chão, fazem a diferença. Em casos de queimadas, a Defesa Civil conta com um caminhão-pipa, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Obras, para apagar as chamas. Além disso, tem o apoio do Corpo de Bombeiros.

Os incêndios, na maioria das vezes, são provocados pelo homem.  Em muitos casos, proprietários de lotes ateiam fogo no mato e não conseguem controlar as chamas, por exemplo. Além disso, os incêndios podem ser provocados por objetos jogados nas matas, como latas, garrafas e cacos de vidro, que podem se aquecer e gerar fagulhas, propagadas pelo vento.

As queimadas provocam redução da biodiversidade; alterações drásticas dos biótipos, reduzindo as possibilidades de desenvolvimento equilibrado da fauna silvestre; erosão; e redução da proteção dos olhos dágua e nascentes.

Fique atento!

Para evitar danos, a Defesa Civil orienta os cidadãos a:

• Evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos. Os proprietários devem fazer capina e limpeza;

• Não lançar guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos e no chão, em áreas rurais ou às margens das rodovias;

• Não soltar balões ou fogos de artifício perto de florestas ou áreas rurais.

Se você for passear ou acampar em um parque, floresta ou áreas de preservação também deve ficar atento: não jogue vidros e outros tipos de lixo no chão e, se acender uma fogueira, remova todas as folhas secas e faça um círculo com pedras ao redor do fogo. Ao término, apague-a com água e terra.

Telefones úteis

Defesa Civil: 199 ou 3731-4133