Exposição destaca importância da preservação da memória

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h54, última modificação 27/03/2018 10h54

Fonte: ALMG

 

A exposição "Acervo de memórias" pode ser visitada na Biblioteca Deputado Camilo Prates até 25 de agosto, das 8 horas às 17h30, no andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A mostra, que começou no dia 9 de agosto, reúne cerca de 30 documentos que retratam a história do Legislativo mineiro, desde o seu início até os dias atuais.

 

O documento mais antigo em exposição é a ata de instalação da Assembleia Legislativa Provincial, de 1835. Para o gerente-geral de Documentação e Informação da ALMG, Nilson Vidal Prata, ela é a “certidão de nascimento” do Poder Legislativo em Minas Gerais, que na época estava sediado em Ouro Preto, então capital do Estado.

 

Desse período, também compõem a mostra o projeto do primeiro Regimento Interno da Assembleia e algumas correspondências enviadas por presidentes da Província ao Legislativo. Todos esses registros pertencem ao Arquivo Público Mineiro e foram emprestados para a exposição.

 

Do acervo da Assembleia, foram selecionadas mensagens enviadas à ALMG, no início de sessões legislativas, por governadores como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Serão exibidos, ainda, originais de Constituições Estaduais, obras em braille, informativos institucionais e fotografias da construção e da inauguração do Palácio da Inconfidência.

 

125 anos – A mostra "Acervo de memórias" integra uma série de ações realizadas neste ano pela ALMG para comemorar os 125 anos da Biblioteca, que foi criada no dia 22 de junho de 1892.