Governo Municipal inicia obra de desvio do rio Santo Antônio

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h48, última modificação 27/03/2018 13h48

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

O Governo Municipal começou a executar uma das obras mais importantes para o bairro da Praia: o desvio do rio Santo Antônio, no ponto em que ele se encontra com o rio Maranhão. A medida irá melhorar a qualidade de vida da população, já que irá minimizar os impactos provocados pelas chuvas, reduzindo o risco de enchentes. A primeira etapa do serviço contemplou a demolição dos prédios da Prefeitura que ficavam localizados atrás da UPA 24h. Os setores que funcionavam no espaço foram transferidos para o prédio localizado à av. JK, 230, Centro.

O rio Santo Antônio encontra o rio Maranhão perpendicularmente, ou seja, eles formam um ângulo de 90°. Como o rio Maranhão tem maior volume, o rio Santo Antônio não consegue fluir, o que provoca retenção e, consequentemente, o aumento do volume de suas águas. Com o desvio, o curso do rio Santo Antônio passará a ser ao lado do rio Maranhão, melhorando seu fluxo.

Limpeza dos cursos d’água

Para reduzir a possibilidade de transbordamentos no período chuvoso e evitar a proliferação de insetos, a Prefeitura também realiza a limpeza de outros rios e córregos. Além disso, faz a capina da vegetação morta às margens dos cursos d’água.