Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos está aberto novamente a sugestões

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h02, última modificação 27/03/2018 14h02

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está sendo dada mais uma oportunidade para a população se manifestar sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRSU). Este contém a proposta de um modelo de gestão, com a identificação de programas, projetos e ações que envolvem a geração e descarte de resíduos (úmido, reciclável, de construção civil e hospitalar, eletroeletrônico, entre outros) no Município nos próximos 20 anos, com base nos levantamentos e nas análises técnicas feitas ao longo de 2016 pela Prefeitura.

As pessoas têm acesso ao plano clicando no link Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Em seguida devem enviar suas contribuições para o e-mail meioambiente@congonhas.mg.gov.br, para a Secretaria de Meio Ambiente, à av. JK, nº 230, 2º andar, sala 208, Centro. Mais informações pelo telefone (31) 3731-5287.

O objetivo deste trabalho é conscientizar as pessoas, porque, apesar de haver uma estrutura boa com relação ao sistema de limpeza da cidade, ela precisa ser aprimorada. Aperfeiçoando também a educação ambiental, utilizando melhor os veículos de comunicação, é possível diminuir a quantidade de resíduo gerada pelo Município. Atualmente, as 31 toneladas/dia destinadas para o Aterro Sanitário diariamente, somente 11% – ou seja aproximadamente 4 t/dia  –  é que deveriam ir para lá. Somente 5% dos resíduos coletados são encaminhados à usina de reciclagem para beneficiamento por parte dos catadores da ASCACON. O ideal seria que 55% do lixo recolhido fosse para a reciclagem e 29%, para a compostagem. Mas para que isso ocorra, a participação da população é essencial. A separação do material é feita dentro de casa.

A Audiência Pública realizada, em maio deste ano, demonstrou o interesse que Congonhas tem nesta área: pessoas com dúvidas, sugestões, agregando bastante ao trabalho.