População deve ficar atenta à febre maculosa

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h56, última modificação 27/03/2018 10h56

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

O período seco e os ventos fortes facilitam a proliferação de carrapato e as doenças causadas por ele. Conforme a legislação municipal, é proibida a permanência de animais de médio e grande porte, como bois, vacas e cavalos, em áreas urbanas. Os criadores devem direcionar os animais para a área rural, sob pena de multa. Equipes dos setores da Zoonoses e da Secretaria Municipal de Gestão Urbana fazem, diariamente, a fiscalização, emitindo notificações aos proprietários dos animais soltos e aplicando as penalidades.

 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os proprietários dos animais a controlar carrapatos, por meio de produtos específicos. Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até as formas graves, com elevada taxa de letalidade.

 

A doença, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii) e transmitida por carrapatos, tem início abrupto, com febre elevada, cefaléia e mialgia intensa e/ou prostração, seguida de exantema máculo-papular, predominantemente nas regiões palmar e plantar, que pode evoluir para petéquias, equimoses e hemorragias. O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença.

Elldiesse
Elldiesse disse:
06/06/2019 17h26
buy roche accutane online uk Amoxicillin And Allergic Reaction And Baby [url=http://cialiviag.com]cialis[/url] Levitra Senza Ricetta In Farmacia Bentyl Medicine Mastercard Accepted With Free Shipping
Elldiesse
Elldiesse disse:
23/06/2019 09h07
Amoxicillin And Clavulanate And Leprosy [url=http://bpdrugs.com]cialis 20mg for sale[/url] Female Kamagra Uk
RebCrully
RebCrully disse:
04/07/2019 19h27
Canadian On Line Prescription Drugs Canadian Med 24h [url=http://crdrugs.com]cialis overnight shipping from usa[/url] No Rx
Comentários foram desativados.