Presidente do Conselho de Saúde de Lafaiete faz palestra em plenário do Conselho Regional de Farmácia de MG

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h00, última modificação 27/03/2018 10h00

Fonte: FatoReal

O  presidente do Conselho Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, farmacêutico mestre em Saúde Pública, Roberto Santana, foi o convidado para palestrar sobre a importância do papel do farmacêutico nos Conselhos de Saúde, no plenário do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. O evento ocorrido em Belo Horizonte levou a debate dois importantes temas para a profissão farmacêutica: o papel do farmacêutico no controle social e a proposta de resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) sobre os requisitos para atuação do farmacêutico na publicidade e propaganda das atividades profissionais.

Entre outras ponderações, Roberto Santana pontuou que  o farmacêutico deve entender que o seu papel não se resume a ser um mero dispensador de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós, farmacêuticos podemos nos tornar referências dentro dos NASFs (Núcleo de Assistência de Saúde da Família), por exemplo. Lugar que vem sendo ocupado cada vez mais pelos enfermeiros”, argumentou.

Ainda de acordo com Roberto, é preciso que os farmacêuticos participem efetivamente das ações realizadas pelos Conselhos de Saúde para construir, fiscalizar e acompanhar a política de saúde. Ele também defendeu a melhoria do ensino nas faculdades de Farmácia, em relação à disciplina de saúde pública e coletiva.

A diretora e conselheira Junia Medeiros enfatizou a importância dos conselhos municipais no planejamento das ações no SUS, a longo a prazo.

O conselheiro e professor José Augusto Dupim, que propôs o debate de assuntos técnicos em Plenária, sugeriu encaminhar às universidades pedido de inclusão da disciplina saúde pública, entre outras considerações.

O presidente Luciano Rena propôs encaminhar ofício para todos os conselhos municipais de saúde solicitando a participação de pelo menos um farmacêutico em cada entidade.

Ao final do debate, Roberto Santana elogiou a iniciativa do Plenário de debater temas técnicos pertinentes à profissão. “O mais importante é ver essa mudança de postura do CRF/MG. Só de chamar o conselho social para conversar já é um passo importante para mudar. E há, principalmente, necessidade de mudança na formação acadêmica do farmacêutico e na capacitação dos farmacêuticos que atuam na saúde pública”, ressaltou.