Saiba como descartar corretamente o lixo e evitar acidentes

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h54, última modificação 27/03/2018 10h54

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Você sabia que, ao descartar corretamente o lixo doméstico, está se preocupando com a segurança e a saúde dos garis? É preciso ter cuidado para que objetos pontiagudos e cortantes não provoquem acidentes de trabalho. Só neste ano, cinco coletores se acidentaram em Congonhas e tiveram que se afastar de suas atividades por alguns dias. Com medidas simples, a população pode evitar que acidentes afetem a vida desses profissionais, que são comprometidos com o bem-estar dos congonhenses e que ajudam a manter nossa cidade limpa e organizada.

Trabalhando há oito meses como gari, José Daniel, se cortou com um caco de vidro durante a coleta. "Levei pontos e tive que ficar afastado por sete dias. Peço que a população descarte o lixo corretamente para evitar que isso aconteça com a gente", reforça. Já Denilson Martins, que trabalha como coletor há mais de dois anos, se furou com uma seringa. "Meu recado é para que a população colabore, deixando o lixo separado, para evitar que a gente se machuque", pede.

A Localix, contratada pela Prefeitura via licitação, faz a coleta de lixo úmido, reciclável e hospitalar, além de fazer varrição e capina em vias públicas. Segundo a técnica de segurança do trabalho da empresa, Daiane Pereira de Jesus, todos profissionais usam Equipamento de Proteção Individual (EPI). Os coletores usam luvas, botas, bonés e uniformes que cobrem os braços e as pernas.

Os garis são orientados a tomar medidas de segurança, mas os moradores também têm um papel fundamental. "Alguns procedimentos são tomados pelos profissionais, como manter os braços afastados para que o lixo não encoste no corpo. Mas a população deve descartar o lixo corretamente. Além disso, pode deixar um alerta, avisando que tem algum objeto cortante ali", aponta Daiane.

Seja consciente!

Cacos de vidro, lâminas, agulhas, palitos de churrascos, entre outros objetos cortantes e pontiagudos, podem provocar sérios acidentes aos coletores. Assim, embale esses objetos em jornais e os coloque em garrafas pet ou em caixinhas de leite. Já para descartar latas de conserva basta empurrar a tampa para dentro.