Saúde em Congonhas acompanha as famílias com atendimento humanizado

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h58, última modificação 27/03/2018 13h58

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

A saúde em Congonhas tem cobertura integral, com atendimento médico nas unidades de atenção primária à saúde (UAPS), nas clínicas especializadas e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O atendimento humanizado na saúde e o investimento em infraestrutura tornam Congonhas uma das cidades que mais priorizam o bem-estar do cidadão.

Atenção básica

Na atenção básica, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), dos núcleos de apoio à saúde da família (NASF) e de saúde bucal trabalham a prevenção e a promoção da saúde nas 16 unidades de atenção primária à saúde (UAPS) e nas sete unidades de apoio. Todas as unidades oferecem atendimento odontológico, coleta de preventivo e pré-natal. Além disso, a população pode receber vacinação durante todo o horário de funcionamento.

Nas UAPSs a população também tem acesso a medicamentos básicos de uso contínuo, como os utilizados para controlar diabetes e hipertensão e anticoncepcionais. Os remédios são disponibilizados por meio de receita médica e em um horário fixo.

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Outro serviço exclusivo é o Horário do Trabalhador: uma vez por semana, o atendimento é estendido até às 19h. Procure a unidade mais próxima!

Farmácia central

A Farmácia Central tem uma média de 250 atendimentos diários. Além de dispensar medicamentos de alto custo e controlados, a farmácia também é responsável pelo tratamento para insulino-dependentes (insulinas, fitas para glicemia, lancetas e lancetadores) e de epidemiologia, que contempla doenças como tuberculose e remédios do Programa de Controle do Tabagismo. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

Os remédios são entregues à população mediante apresentação de prescrição médica. É feito um cadastro para facilitar o controle de dados dos pacientes e dos medicamentos que estão sendo distribuídos.

Atualmente, 320 congonhenses estão cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, que tem o objetivo de disponibilizar medicamentos para o tratamento de doenças específicas, como artrite reumatóide e asma crônica. O programa segue as orientações dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), do Ministério da Saúde.

UPA 24h

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as atenção primária à saúde (UAPS) e a Rede Hospitalar. Com capacidade para atender a uma população de até 200 mil habitantes da microrregião de Congonhas/Conselheiro Lafaiete, a UPA atende casos de urgências e de natureza clínica, cirúrgica ou de trauma.

Os pacientes que chegam à UPA são atendidos conforme o sistema de classificação de risco, que otimiza o atendimento e permite a assistência integral de acordo com a gravidade do quadro clínico. O usuário é acolhido, recebe o atendimento médico, é medicado e referenciado para a UAPS da região onde mora ou internado. Já os casos mais graves são encaminhado ao Hospital Bom Jesus, atualmente sob intervenção da Prefeitura, que fornece apoio administrativo e financeiro à instituição.

A UPA faz parte do Complexo de Saúde, que contempla, ainda, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Farmácia Central, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Central de Material Esterilizada e o setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.