Secretário de Assistência Social fica indignado com Reforma de Programas do Governo Federal

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h15, última modificação 20/06/2018 17h23

Ronaldo Rodrigues de Assunção - SEDAS/ PMC

Reuniu-se a Câmara Municipal de Congonhas para a 32ª Reunião Ordinária da Sessão Legislativa, dia vinte e seis de setembro de 2017, presidida pelo Vereador Adivar Geraldo Barbosa e secretariada pelo Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos. Após leitura da ata da reunião anterior abriu-se discussão sobre canil; barragem da CSN; moradores de rua e violência; extensão de rede e outros, além do corte orçamentário do governo Federal através da fala do convidado Ronaldo Rodrigues de Assunção – Secretário Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Lucas Vicente dos Santos (Lucas Bob) convidou a todos a participarem da II Conferência de Políticas sobre drogas, na quinta-feira, dia 28 de setembro, no plenário da CMC.

Ronaldo Assunção - Secretário de Assistência Social comentou que o Governo Federal está fazendo várias mudanças e com isso cortando vários projetos sociais e deixando cenário nacional caótico, complementou - “corte de 90 % do orçamento da assistência social previsto para 2018, 11% do público assistido do Bolsa Família; beneficio de prestação continuada vinculada ao INSS e pessoas acima de 65 anos que não tem como trabalhar. Temos o CRAS – que o Governo Federal e Municipal repassam verbas em torno de 18 mil/mês. O Governo Municipal, com aprovação do Legislativo apoia o CRAS; CRI; Centro de Referência da Mulher, CREAS, Convenio com a Casa da Criança e Adolescência, no bairro Cinquentenário e Primavera e o Abrigo da Criança, no Nova Cidade, ou seja, vários programas sociais, que estão sofrendo nestes últimos 12 meses."

Ronaldo de Assunção concluiu - “Pejorativamente dizem que o Cupom Cidadão é para vagabundos, mas isso é uma mentira. É pra quem não tem o que comer. Os vereadores tem sido solícitos a causa social e é importante o apoio das bases aliadas, pois é grave o problema. O Governo Federal não tem repassado para os convênios e faremos uma nota de repúdio pelas 160 famílias que serão diretamente prejudicadas e 700 famílias que estão abaixo da linha da pobreza. A gente agradece o Legislativo por atender a nossa demanda”.

Ver. Adivar falou sobre a reunião da Câmara Câmara com a CSN e sociedade, no Residencial, para tratar da barragem e que a CSN é reticente em ter uma comunicação adequada, para tranquilizar a população, quanto aos riscos de uma barragem. Falou sobre a audiência pública que será feita pela comissão de meio ambiente da Assembleia Legislativa, em breve.

Vereador Igor justificou sua ausência na reunião da Câmara Cidadã e parabenizou Vereador Délcio Geraldo da Mata por ter escolhido o Vereador Lucas Bob para ser homenageado com a Comenda Lavinio Thimóteo.

Ver. Lucas Bob comentou em plenário, além da necessidade da construção de um canil na cidade e de castração de animais pela grande quantidade deles soltos na cidade, também problemas da falta de recursos financeiros do Governo Federal para projetos sociais, que considera de suma importância para a população mais carente.

Vereador Marcos Rezende Amaro - Líder do Governo disse que a comissão da Câmara Cidadã deve ficar atenta aos assuntos a serem tratados nas reuniões da Câmara Cidadã e não esquecerem de ninguém, principalmente, os secretários do Executivo, que discutirão pautas pertinentes a comunidade local.

Vereadora Patrícia falou sobre o aumento da violência e disse que ficou bastante assustada com o número de moradores de rua em Congonhas. Pediu o aumento do policiamento nos bairros e salientou que é preciso ficar atento a estas questões, pois a consequência de pessoas desabrigadas em ruas gerará também mais violência na cidade.

Vereador Vagner falou sobre a demora no atendimento dos casos de acidente que vem ocorrendo na cidade e pediu ao SAMU que verifique o que está acontecendo; sobre a inauguração do canil quando será; sobre emenda que apresentou no orçamento para aumentar a extensão de rede de iluminação pública e falou sobre a chegada da TV digital, na cidade.

Fonte: Rita Cordeiro/Assessoria de Imprensa/CMC