Alto-forno da VSB já está funcionando

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h56, última modificação 26/03/2018 19h56

Fonte: Fato Real

 
O alto-forno da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil já está em funcionamento. A operação teve inicio na VSB em Jeceaba no dia 23 de julho. Com isso, a empresa passa a produzir o ferro-gusa, que servirá para agilizar os seus processos produtivos e potencializar a produção da aciaria, agregando valor e qualidade ao produto final. Atualmente, a aciaria é alimentada por gusa sólido comprado de fornecedores externos.
 
O alto-forno irá produzir, anualmente, 300 mil toneladas de ferro-gusa. Um dos grandes diferenciais do alto-forno da VSB é sua estrutura flex, que pode ser alimentada tanto por carvão vegetal quanto pelo coque. A VSB optou por utilizar o carvão, coerente com os princípios de sustentabilidade adotados pela empresa. O carvão vegetal é uma fonte de energia renovável e seus índices de emissões de gases na atmosfera são menores que os do coque e, ainda, produz menos resíduos. O  carvão que será utilizado no alto-forno é proveniente de uma empresa do grupo, a Vallourec Florestal, assim como acontece com o minério, fornecido pela Vallourec Mineração.
 
Com o funcionamento do alto-forno a usina passa a atuar de forma integrada em todas as etapas do processo produtivo de tubos de aço sem costura, desde a fabricação de pelotas até o produto final.