1ª Câmara Cidadã do ano foi muito bem sucedida em Santa Quitéria

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h26, última modificação 27/03/2018 09h26

Realizou-se em Sta. Quitéria, dia 27 de abril, a primeira reunião do programa Câmara Cidadã, do ano/ 2017, instituída através da Resolução n° 380/2015. Esta Sessão Comunitária, extensão da Câmara Municipal de Congonhas têm como objetivo a aplicação de benfeitorias, nas áreas de meio ambiente, educação e saúde, bem como formulação de políticas públicas ao cidadão, como beneficiário direto de leis e ações do Município. Esta sessão itinerante do Legislativo desloca-se para diversos bairros, localidades e/ou distritos do município, em dias e horários, previamente divulgados, com a presença dos ilustres: Vereadores, sociedade, representantes do Executivo e empresas correlacionadas para discussões pertinentes a comunidade local. As solicitações geradas nestas reuniões serão encaminhadas de forma documental ao Executivo e será aplicada desde que em condições para tal, às ações de melhorias para a comunidade; dentro das fiscalizações constantes e legítimas dos Vereadores - elo direto entre a sociedade e o Chefe de Governo.

 

Compuseram a mesa do diálogo: os Vereadores - Presidente da CMC - Dr. Adivar Geraldo Barbosa; Cida Penido; Lucas Santos Vicente; Nilton Ramalho e Patrícia Fernandes Monteiro. Convidados do Executivo: Secretário de Gestão Urbana - Sandro Cordeiro; Secretária de Obras - Rosemary Ap. Benedito; Secretário Adjunto da Educação - Thales Gonçalves Costa, junto a Diretora da Escola de Sta. Quitéria - Ivana Alves Faria, a vice- presidente da Associação de Sta. Quitéria - Aline Alves e o Tenente Rezende. A Guarda Municipal esteve presente.

 

As reivindicações da comunidade foram: vazamento de água e má distribuída da mesma; falta sinal de telefonia; instalação de abrigo nos pontos existentes; pouco horário do lotação; ônibus sucateados, precisando de novos; instalação de lixeiras nas vias públicas; iluminação na ponte; conclusão do asfaltamento da Rua Santa Luzia; término do meio fio, no beco da clínica de recuperação; limpeza da quadra de esportes e poda das árvores; criação de uma sala comunitária, com internet e máquina de impressão; criação de projetos para as crianças - futebol, ballet e outros; disponibilização de um clínico geral e mais pediatras durante o dia e mais policiamento, na estrada, de acesso ao local.

 

Moradores de Sta. Quitéria: Helton Antônio Xavier falou que não falta água no local e sim que ela é mal distribuída e que este é um problema causado pela má gestão da COPASA; sobre a água que escorre da quadra inundando duas casas e o dilema das 10 fichas que é liberado para consulta no Posto de Saúde. Sebastião Paraná disse que falta iluminação no cemitério. Robson Soares Cruz e João Diniz Soares pediram explicações sobre o Passe Estudantil; Joao Luiz Reis comentou sobre a má qualidade da água. Claudia Paula Soares falou sobre problemas das calhas. Falaram também – Ana Ester Alves Soares; Maria da Conceição Alves e Vania Ap. Soares de Paula.

 

Aline Alves disse sobre o problema da bomba da água, que as pessoas ficam até 30 dias sem ela; reclamou do posto, que não atende todas as pessoas. Pediu uma capela velório, pois usam um salão como festa, missa e velório. Afirmou ao Thales Costa, que Ana Paula - pedagoga não trabalha na escola de Sta. Quitéria. Pediu uma Sala Recurso, para alunos com suporte de uma professora e um quebra mola em frente à escola. Convidou a todos para inauguração do asfaltamento, dia seis de maio, em Sta.Quitéria.

 

André Candreva funcionário da Câmara lembrou a Aline Aves, que o CAC da CMC oferece serviços de internet popular para alunos efetuarem suas tarefas escolares, de 2° a 6° feiras, de 7h às 18h e outros serviços sociais, que estarão atuando em breve.

 

Ivana Faria em contrapartida ao comentário de Aline sobre a ausência de uma pedagoga complementou que apesar de não ter, conta com o apoio e suporte total da Secretaria de Educação com uma pedagoga que vai até a escola, caso e que fazem constantes visitas. Diz que a pedagoga solicitada interfere na situação e o problema é resolvido. No entanto a comunidade pedi uma “pedagoga física” na escola, que atenda as famílias de prontidão.

 

Dr. Adivar respondendo a um morador, disse que será encaminhado ao Executivo, os problemas do PSF da comunidade e todos os outros. Agradeceu a todos da Comissão da Câmara Cidadã, aos representantes do Executivo, ao Tenente Rezende e comunidade. Parabenizou Aline pela sua atuação. Disse: “é uma honra muito grande da Câmara vir até aqui, em Sta. Quitéria, estar frente a frente para ouvir as reivindicações da comunidade. Estamos vendo em Sta. Quitéria, o que o Governo está fazendo coisas que nunca se pensou em fazer. E agora... Sta. Quitéria recebe este asfalto. Imaginem vocês o progresso. Isso é política pública. O vereador é o representante de vocês que nos dão procuração em branco na Câmara. Não adianta xingar o político, tem que cobrar dele, porque nós só vamos resolver o problema desse país é na política. Ano que vem tem eleição e nós temos que votar. As portas da Câmara estão abertas; cobrem e deem ideias também,não só criticar, mas precisamos de ideias.” Disse que as reivindicações serão catalogadas, com assinatura de todos os vereadores e encaminhadas ao Governo.

 

Vereadora Cida Penido disse que era um prazer estar de novo em Sta. Quitéria, disse: “nesta comunidade tão importante para nossa cidade e estamos aqui para isso, para responder aos questionamentos de vocês. O nosso trabalho é esse.” Ver. Cida está na torcida pelo projeto PROERD e disse que foi ela quem pediu que voltasse com o programa. “Estou muito feliz, vocês foram contemplados com asfalto de primeira qualidade...o qual tive a honra de homenagear Alice Maria de Carvalho”...na rua asfaltada. “vocês foram contemplados com a primeira reunião itinerante e em breve será inaugurada a estrada de Sta. Quitéria. Estou disponível no meu gabinete 3731- 2200 e podem contar conosco pro que der e vier.”

 

Vereador Lucas Bob cumprimentou a todos, parabenizou a Comissão da Câmara Cidadã pelo empenho e estrutura montada para a reunião e também as pessoas presentes da comunidade: "e falar para a população que é muito importante esta participação com o Legislativo, porque é através da participação popular que a gente atinge resultados, que a gente cobra do nosso poder Executivo, assim como no Legislativo, os resultados para a comunidade...os vereadores tem o papel e o dever de levar as demandas, para cobrar do Executivo estas melhorias." Parabenizou Aline pelo empenho.

Vereador Niltinho da Policlínica cumprimentou a todos, disse: “estamos aqui hoje representando a Câmara e estamos aqui à disposição de todos. Foi muito importante chegar aqui e ouvir as reivindicações da comunidade e coloco meu gabinete a disposição de cada um de vocês, se assim for necessário.”

 

Vereadora Patrícia disse ter ficado muito feliz por estar em Sta, Quitéria. Disse estar sempre presente nas festas da localidade: “este contato é muito bom, a gente sabe das dificuldades que as pessoas tem de irem a Câmara, mas tenho certeza, que com esta união... estas cobranças chegarão ao prefeito, pois todo mundo junto é mais forte.” E convidou Aline para compor a mesa, fez elogios a ela sobre seus pedidos, justificando que a cobrança é necessária. Comunicou que está fazendo um trabalho junto às escolas, dentro da Comissão de cultura e que fará mais contato.

 

Rosemary Benedito em resposta disse que o problema da caneleta e escapamento de água será providenciado e caso seja necessário será feito licitação. Disse que fará limpeza na quadra de esportes, recuperará o piso, colocarão banquinhos, lixeiras nas ruas e avaliará a possibilidade de pinturas nos abrigos de ônibus. Justificou que algumas obras têm problemas com empresas que ganham a licitação; que se apresentam corretas, mas que no decorrer da obra, mostram problemas financeiros e de documentações, acarretando transtornos para a finalização da obra em curso.

 

Sandro Cordeiro afirmou que a Viação Profeta terá novo itinerário de Sta, Quitéria a Congonhas. A partir do dia 08 de maio, as lotações passarão de 2° a 6° feiras, nos horários de 5h20, 8h30, 11h50, 14h30, 16h, 17h35, 20h, 22h e 23h; os horários de 5h50 e 10h50 passarão por Plataforma; aos sábados, somente as 6h15, passaram por Plataforma; domingos e feriados passarão todos pela estrada nova. Dois ônibus novos estão chegando para a localidade e os demais estarão mais limpos e tem vida útil menor que 12 anos, o que é positivo. Será feita a iluminação da ponte. Segundo Sandro o projeto de licitação está encaminhado para tratamento de água para vários bairros, inclusive Sta. Quitéria e faz negociação constante com a COPASA, apesar de a mesma dizer que seus recursos estão escassos.

 

Thales Costa disse que o PAVE é um programa do Governo e que foi criado para subsidiar alunos que estudam fora de Congonhas. O Passe Estudantil foi criado para atender alunos dentro do município. Explicou que as responsabilidades de viabilização dos recursos são: o ensino fundamental é do Município; o ensino básico é do Estado e o ensino superior é do Governo Federal, existindo, às vezes, intervenção entre um e outro. Falou que a escola de Sta. Quitéria sempre se destacou em concursos de projetos ou captação de verbas. Disse que Ana Paula estaria apta para atuar como pedagoga no local e que houve reforma recente na escola. Afirmou que haverá empresa especializada para atuar nas demandas crônicas de manutenções e que ela (escola) tem mais funcionários efetivos, que as outras, em relação à proporção de alunos. Em relação à cobertura da escola admitiu que fosse prudente uma emenda, com solicitação dos vereadores para com deputados de suas relações, que tiveram ou terão votação expressiva em Congonhas, em parceria com a prefeitura, para os recursos necessários. Sobre a travessia elevada em frente à escola disse que olhará a viabilidade e funcionalidade da mesma.

 

Tenente Rezende começou dizendo que a região não tem um canal direto de telefonia, fato grave e que seria interessante também a instalação de uma rádio comunitária, para se comunicarem com a PM e com tropa de 46 militares atuam nos mais diversos serviços e se utilizam do projeto PROERD - programa da PM de repressão às drogas. Trabalham em parceria com as escolas fazendo palestras e mostrando vídeos educacionais e preventivos, como da Baleia Azul. Falou que além do 190, existe o Disque Denúncia 181 com sede em BH e mediante o contato é gerado um documento, que em 30 dias o cidadão terá o retorno, com sigilo absoluto, ligação gratuita e senha para identificação do processo. Afirmou que irá aumentar o policiamento na comunidade e que a Companhia independente da PM está disponível para qualquer eventualidade, na Rua Padre Mateus Palmieri, 95, Praia.

 

Fonte: Rita Cordeiro/ Assessoria de Imprensa/CMC