Alérgicos a leite devem evitar tríplice viral

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h00, última modificação 26/03/2018 21h00

 

Fonte: Jornal OTEMPO

 

 

 

Dose indicada para crianças até 5 anos causou reação no AM.

 

 

O Ministério da Saúde está orientando secretarias estaduais e municipais de Saúde que evitem vacinar com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) crianças com histórico de alergia à lactose. A orientação vale para o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.

 

A decisão foi tomada após a notificação de alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Ao menos 28 casos foram registrados em todo o país. Todas as crianças passam bem.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a campanha de vacinação transcorre normalmente em Minas, sem qualquer relato de reação alérgica aos medicamentos.

 

Cuidados antes de usar. A SES ainda informou que a vacina não é indicada para crianças que estiverem com doenças febris moderadas ou graves, devendo adiá-la até que a criança melhore. Além disso, crianças que fazem uso de imunoglobulina, sangue e derivados também deverão adiar a vacinação por três a 11 meses, visando evitar prejuízos na resposta imunológica pós-vacinação.

 

A faixa etária indicada para receber a dose inclui crianças de 1 a 5 anos incompletos.