Alunos aprendem a conservar escultura do século 18 com quebra-cabeça

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h13, última modificação 26/03/2018 21h13

Fonte: Estaminas

O distrito de Mendanha, em Diamantina, banhado pelo Rio Jequitinhonha, guarda joias artísticas tão preciosas quanto os diamantes que fizeram a fama da região e a fortuna de mineradores desde os tempos coloniais. Entre os tesouros está a imagem de Santana Mestra, escultura do século 18 em madeira policromada, que foi restaurada no ano passado e ganhou um programa de educação patrimonial para conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação. A partir da próxima semana, alunos da escola local vão aprender, de forma lúdica e criativa, um jeito novo de zelar pelo bem: um quebra-cabeça da peça acompanhado de orientações sobre o que é permitido e não permitido para manter a integridade da imagem. Trata-se de um plano de salvaguarda, seguindo as diretrizes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), informa o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Walter Cardoso França Júnior.

Idealizado pela Diretoria de Patrimônio da secretaria, o trabalho faz parte do projeto Educar, dirigido aos estudantes da rede municipal. A proposta é estender o formato de quebra-cabeça aos demais monumentos de Diamantina, que comemorou, em dezembro, 15 anos de reconhecimento como Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

As informações sobre a conservação e as peças do quebra-cabeça estão em um disco de papel, que lembra um desses de vinil, e tem tiragem de 2 mil exemplares – os recursos para a confecção provêm do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Em cada disco há duas partes coloridas da imagem, o que obrigará o estudante a verificar vários outros para concluir sua tarefa. Satisfeito com o resultado, o secretário Walter lembra:“Todos somos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural de nossa comunidade e devemos ser seus guardiões para entregá-lo às futuras gerações.