Antônio Eládio entrega Diploma de Honra ao Mérito ao escultor Raul Amarantes

por André Candreva publicado 28/12/2016 17h20, última modificação 28/05/2018 12h41

O vereador Antônio Eládio Duarte (PSB) entregou na tarde desta quarta-feira (28), ao escultor Raul Amarantes Santiago, o diploma de honra ao mérito concedido ao escultor congonhense que espalhou sua arte para todas as regiões do Brasil e também para o exterior.

O reconhecimento pelo trabalho do artista seria entregue durante a sessão solene de entrega de moções que aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal no dia 21 de dezembro. Porém, o agraciado passou mal antes de receber a honraria.

Emocionado, o artista recebeu o vereador em seu atelier, que fica na frente de sua casa no bairro Alto Boa Vista e agradeceu pela homenagem. “Meu maior sonho é deixar, para as gerações futuras, uma cidade de artes na cidade de Congonhas”, disse Raúl ao receber a honraria.

Raul Amarantes trabalha com esculturas em pedra sabão (esteatito) e outros materiais há mais de 50 anos. Foi o responsável pela criação do brasão oficial de Congonhas, na década de 1980, que figura na bandeira da cidade e em diversos órgãos públicos do município e também já exportou seu trabalho para países como Inglaterra, Portugal, Itália e Estados Unidos. São de sua autoria as réplicas dos doze profetas de Aleijadinho que estão colocadas em uma antiga catedral da cidade de Bruxelas, capital da Bélgica.

Com seu jeito simples e sem luxos, fabricou todas as mais de 100 ferramentas que utiliza para a confecção de suas obras de arte em sua humilde oficina onde trabalha de maneira artesanal e primitiva, sem uso de máquinas. Confeccionou centenas de obras de arte ao longo dos anos, algumas das quais para pessoas célebres como os ex-presidentes da República Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso, além do ex-governador de Minas Gerais, Nilton Cardoso e do escritor Carlos Drummond de Andrade.

Reinaldo da Silva/ Assessoria de Imprensa/CMC

(Reprodução do texto autorizada mediante citação da fonte Câmara Municipal)