Assembleia de Minas se une à campanha Junho Vermelho

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h58, última modificação 27/03/2018 09h58

Fonte: ALMG

 

Você sabia que uma bolsa de sangue doado pode salvar até quatro vidas? E que há doentes cuja única esperança de cura é encontrar, entre milhares de pessoas, um doador de medula compatível?

 

Estimular esses gestos simples, mas que transbordam solidariedade, é o objetivo da adesão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à campanha Junho Vermelho, resultado de uma parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

 

A campanha será lançada nesta terça-feira (13/6/17), véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, quando o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro, receberá uma iluminação especial na cor vermelha, que será mantida até o dia 23 de junho.

 

A ideia é sensibilizar as milhares de pessoas que diariamente circulam pelas dependências da Assembleia de Minas e pela região a replicar esses atos de amor pelo próximo em uma época em que os estoques dos bancos de sangue costumam ficar mais baixos.

 

Para estimular o debate em torno do assunto, o Parlamento mineiro também vai mobilizar suas redes sociais e outros canais de comunicação. Anualmente, a ALMG se une a esse esforço, mas o tema é recorrente nas discussões legislativas.

 

Dois exemplos são a Lei 18.026, de 2009, originada do Projeto de Lei (PL) 624/07, do então deputado estadual Weliton Prado, hoje deputado federal pelo PMB-MG, que institui a Semana de Doação de Sangue, comemorada na semana do dia 25 de novembro; e a Lei 22.198, de 2016, originada do PL 3.004/15, do deputado Thiago Cota (PMDB), que institui o Dia do Doador de Medula Óssea, comemorado em 14 de dezembro.

 

"Campanhas como a do Junho Vermelho valorizam a importância da doação de sangue, que é uma questão da consciência de cada um. A Assembleia de Minas está de parabéns por entender isso e manter o assunto no centro das atenções”, afirma o deputado Thiago Cota.

 

“Cada doação de sangue também é importante para aumentar o número de pessoas cadastradas para a doação de medula óssea. A lei resultado de projeto de minha autoria, além de estimular a doação, também serve para homenagear as pessoas que, com um simples gesto, salvam muitas vidas", completa o parlamentar.