Aula inaugural do PROERD 2017 foi ministrada no bairro Jardim Profeta

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h15, última modificação 27/03/2018 09h15

Fonte: Secom /  Prefeitura de Congonhas

Nesta segunda-feira dia 13, alunos do quinto ano da Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no Jardim Profeta, participaram da aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

No primeiro contato com o programa, os alunos tiveram as primeiras impressões de como funciona o PROERD. O Cabo Tarcísio, da 9ª Cia Ind da PM, distribuiu material impresso sobre o programa e exibiu slides para melhor compreensão dos alunos. Samuel Oliveira, aluno da professora Luciene Mendes, disse após a primeira aula, que “na vida, é preciso tomar decisões responsáveis. Espero aprender muito mais sobre isso na sala de aula“.

A diretora de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Rosilene Junqueira, destacou que a parceria da Policia Militar com a Prefeitura é muito benéfica aos alunos e suas famílias, contribuindo para uma sociedade distante do uso das drogas.

Ao final da aula inaugural, o cabo Tarcísio afirmou ter sido bem recebido pelos alunos e que estes já têm demonstraram possuir uma certa disciplina no primeiro contato, o que ajudou a muito no início da aplicação dos ensinamentos.

Estiveram presentes ainda à Escola Municipal João Olyntho Ferraz, para o evento, na manhã desta segunda-feira, Hamilton Leite, do Departamento de Apoio ao Educando, Andrea Gomes, coordenadora pedagógica de Escola Integral, ambos da Secretaria Municipal de Educação, e a diretora daquele estabelecimento de ensino, Carmem Clotilde Khater Barbosa.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Cerca 280 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 15 turmas participam do ROERD nas seguintes escolas municipais: Augusto Silva, Conceição L. Guimarães, D. Maria de Oliveira Castanheira, Dr. Vitorino Ribeiro, João Narciso, João Olyntho Ferraz, José Monteiro de Castro, Judith Augusta Ferreira, Michael Pereira de Souza e Rosália Andrade da Glória.