Biblioteca municipal será implantada no Distrito de Lobo Leite

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h16, última modificação 16/11/2021 16h34

Fonte: Secom /  Prefeitura de Congonhas

A Estação Ferroviária de Lobo Leite irá abrigar, em breve, uma nova biblioteca pública, que receberá o nome de Cônego Luiz Vieira da Silva. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, nessa quinta-feira, 23, aos alunos da Escola Municipal Amynthas Jacques de Morais. Serão doados R$ 50 mil em livros e materiais didáticos, adquiridos pelo Governo Municipal por meio do edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais do Estado de Minas Gerais, que contemplou apenas cinco cidades mineiras. O material deve ser entregue em, aproximadamente, três meses.

Estiveram presentes, ainda, a diretora da E.M. Amynthas Jacques de Morais, Maria de Fátima Gonçalves Lobo; a responsável e voluntária de Projetos Sociais e Culturais, Maria Efigênia Santana Peixoto; a diretora da Biblioteca Municipal Djalma Andrade, Cristiane Melo; o assessor da Secretaria de Educação Renan Souza Mercês; e a funcionária da Estação Ferroviária de Lobo Leite, Beatriz de Fátima Ferreira Basílio.

O nome da biblioteca é uma homenagem ao Cônego Luiz Vieira da Silva, nascido no Arraial de Soledade, atual Distrito de Lobo Leite. Ao lado de Cláudio Manoel da Costa, Inácio Jose de Alvarenga e Tomas Antônio Gonzaga, ele apoiou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante Inconfidência Mineira, que marcou a história de Minas Gerais.

Projeto

A Secretaria Estadual de Cultura elabora editais destinados às prefeituras que tenham interesse em criar bibliotecas públicas municipais. Devem ter prioridade os municípios que não possuem nenhuma biblioteca pública municipal. No entanto, as prefeituras que já têm este serviço podem participar com o objetivo de criar uma sucursal, preferencialmente em distritos ou na zona rural.