Câmara aprova proposta da Presidência para Audiência Pública sobre a mineração em Santa Quitéria e no Esmeril em 25/8, às 19h.

por Reinaldo Sebastião da Silva publicado 08/08/2025 13h43, última modificação 08/08/2025 13h43
Audiência Pública, Santa Quitéria, Esmeril, mineração, meio ambiente, CSN

 O plenário da Câmara aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os projetos de expansão da mineradora CSN na região de Santa Quitéria e do Esmeril. O debate público aberto a toda comunidade foi solicitado pelo presidente do Legislativo, vereador Averaldo Pereira (PL) e vai acontecer no dia 25 de agosto, as 19h, no salão nobre da Câmara Municipal.

 
 Os impactos sociais e ambientais da expansão das mineradoras em Congonhas tem sido temas frequentes nas falas dos vereadores em plenário. Em abril, a reunião das comissões temáticas reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para tratar dos riscos dos projetos de pilhas de rejeitos de minério e o futuro da comunidade de Santa Quitéria.
 
 A Casa Legislativa também deu espaço para que os moradores das áreas impactadas pudessem expor suas realidades e para que a empresa pudesse acompanhar as discussões e apresentar esclarecimentos à comunidade.
 
 Os vereadores também participaram da audiência pública realizada pela CSN em abril e cobraram mais transparência da mineradora com a população. Durante o evento, a empresa apresentou projetos relacionados à cava do Esmeril e à pilha de estéril do Batateiro.
 
 Em maio, a Presidência do Legislativo também representou Congonhas na Audiência Pública organizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que reuniu moradores, autoridades e ambientalistas.
 
 O vereador Igor Souza (PL) defendeu um diálogo equilibrado entre a empresa e a comunidade e o líder do Governo, vereador Vagner de Souza (PV) manteve o convite à companhia para participar da reunião das comissões no dia 25/8. De acordo com o presidente Averaldo, a mineradora demonstrou interesse em comparecer a Câmara para prestar esclarecimentos.
 
 "A mineração está crescendo de forma desordenada e isso afeta a qualidade de vida dos congonhenses. Por isso, a CSN precisa dialogar com todos os membros do Legislativo que foram eleitos pelo povo e isso até hoje ainda não aconteceu", destacou o vereador que deve propor em breve a realização de uma outra audiência pública para tratar sobre a qualidade do ar.
 
 Fotos: Reinaldo Silva