Câmara de Ipatinga inicia transmissão de reuniões pela internet

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h28, última modificação 26/03/2018 19h28

Fonte: C.M. Ipatinga

Sete projetos de lei e um de resolução foram votados, na tarde desta quinta-feira (20), na primeira reunião ordinária realizada este ano pela Câmara Municipal de Ipatinga. A grande novidade foi a transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos pela TV Câmara na internet, que pode ser acessada por meio do site www.camaraipatinga.mg.gov.br e pelo canal www.youtube.com/camaraipatinga.

Conforme o presidente do Legislativo, Ley do Trânsito (PSD), o objetivo da implantação da TV Câmara é incentivar a participação popular e dar maior transparência às ações no parlamento. “A Câmara dá um salto tecnológico com este novo sistema. Os novos equipamentos possibilitam uma maior participação popular daqueles que não podem estar no plenário, mas têm acesso à internet e interesse em acompanhar os nossos trabalhos, garantindo maior transparência à atividade legislativa”, afirmou.

Outra novidade na reunião desta quinta-feira foi a utilização pelos vereadores de tabletes para o registro dos seus votos aos projetos de lei. O público presente ao plenário acompanhou o placar das votações em projeção multimídia, com emprego de equipamento que substitui o antigo painel eletrônico utilizado durante vários anos. A iniciativa foi elogiada pela maioria dos parlamentares.

Conforme monitoramento feito pela Gerência de Informática da Câmara, foram realizadas 277 reproduções da transmissão da reunião ordinária no período entre as 14h e 18h desta quinta-feira. O tempo médio que cada internauta permaneceu conectado no canal da TV Câmara foi de aproximadamente 30 minutos.

Foram registrados 28 comentários durante a transmissão, a maioria parabenizando a iniciativa da Câmara Municipal de Ipatinga. Confira alguns deles:

“Foi muito bom acompanhar todo o trabalho no conforto do meu lar”, comentou Eunice Ferreira Rodrigues Batista.

“Excelente a qualidade da transmissão. Parabéns ao Legislativo”, deixou registrado o radialista Silas de França.

“Excelente o trabalho de vocês! Parabéns a toda a equipe de TI da Câmara”, teclou Maria Tereza de Castro Costa.

VOTAÇÃO

Os sete projetos de lei que constavam na pauta da ordem do dia foram apreciados em bloco e aprovados em primeira votação por unanimidade. Três deles, de autoria do vereador Adelson Fernandes (PSB), dispõem sobre denominação de vias públicas e do cemitério do distrito de Barra Alegre.

De autoria do vereador Sebastião Guedes (PT), foi aprovado projeto de lei que dá o nome de Arnaldo Lira de Araújo à Unidade Básica de Saúde do bairro Caravelas. Outro projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Agnaldo Bicalho (PT), declara de utilidade pública a Associação Master de Atletismo do Vale do Aço (AMAVA).

Encaminhados pela Prefeitura à Câmara, foram aprovados dois projetos de lei. O PL 004/2014 autoriza a transposição de recursos do orçamento vigente da ordem de R$ 794 mil. O objetivo é reforçar dotações das secretarias municipais de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer, visando garantir repasses para entidades sem fins lucrativos. A verba também será empregada na contratação de serviços de manutenção e adequação do Pólo Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Já o PL 05/2014, autoriza o Executivo a acrescer, aos valores já autorizados pela Lei 3.289/2013, R$ 2,5 milhões para destinação de recursos a título de subvenções sociais para entidades privadas sem fins lucrativos.

Também foi aprovado o projeto de resolução 001/2014, de autoria do vereador Léo Escolar (PCdoB), que concede o título de Cidadão Honorário ao senhor Luiz Carlos Miranda.