Centenas de jovens se reuniram para discutir relações sociais online

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h27, última modificação 26/03/2018 20h27

Fonte: SECOM

A prefeitura de Congonhas realizou o Encontro Municipal de Adolescentes (EMA) no último sábado, 18. O evento aconteceu na Escola Municipal Judith Augusta Ferreira e reuniu mais de 200 alunos das instituições públicas municipais.

O encontro teve como tema “Relações sociais - Tô na Mídia”. O assunto foi trabalhado nas oficinas realizadas com os alunos das escolas municipais Dom João Muniz; João Narciso; José Monteiro de Castro; Michael Monteiro; Fortunata de Freitas; Rosália Andrade da Glória; Dona Caetana; Conceição Lima Guimarães; Odorico Martinho e Judith Augusta. Além das oficinas, os alunos participaram de um show de talentos em que apresentaram e compartilharam suas habilidades com os colegas. As atividades fazem parte das ações do Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC).

A adolescente Kátia Ferreira de 14 anos, aluna da Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade, participou de uma das oficinas e afirmou ter aprendido muito, “A oficina foi ótima. Mostrou que as redes sociais nos trazem muitos benefícios, mas também oferece muitos riscos para a nossa vida”.

Na abertura do evento, os cantores Carmem Célia e Helder Rocha apresentaram os hinos do Brasil e de Congonhas. Foi realizada uma atividade laboral com um profissional do Programa Congonhas Mais Saudável e a apresentação dos alunos do Arte na Escola. Várias autoridades estiveram presentes.

O trabalho, que iniciou em parceria com a empresa Vale, se tornou uma política pública municipal, com a criação da Lei Municipal Nº 3193, de 12 de junho de 2012. Congonhas foi a única cidade, dentre 18, onde a empresa Vale desenvolveu o Programa, que continuou as atividades.

O Programa é desenvolvido pelas secretarias Educação, Saúde, SEDAS e Esporte e assiste alunos das escolas municipais do 6º ao 9º ano. Além de promover a capacitação de profissionais para a realização das atividades. Mais de 300 servidores das pastas envolvidas já realizaram o treinamento.

O PESC trabalha temas diversos como métodos contraceptivos, sexo seguro e responsável, maternidade e paternidade, DST/AIDS, corpo humano e gênero, papel social, gravidez e parto, homofobia, direitos sexuais e reprodutivos, direitos e deveres, responsabilidade social, meio-ambiente, álcool e drogas, bullying e outros temas do cotidiano dos adolescentes.

Regina Sales, psicóloga e membro do conselho gestor do PESC, explica a importância desse trabalho. “Desde o início das atividades do PESC notamos melhorias na convivência entre os adolescentes, com a aproximação da comunidade e os profissionais do PSF que trabalham de forma articulada com as escolas e maior abertura com os jovens no esclarecimento de dúvidas comuns à idade”.