Congonhas é a 1ª cidade no programa "Era Virtual Cidades Patrimônio"

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h00, última modificação 26/03/2018 21h00

Fonte: SECOM

Foi lançado nesta segunda-feira, 17, o site e aplicativo “Era Virtual – Cidades Patrimônio”. O projeto, patrocinado pela Fundação Vale, com apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas, Unesco e Iphan, possibilita a realização de visitas virtuais ao acervo religioso, artístico e arquitetônico de Congonhas.

Através do site o internauta poderá realizar visitas virtuais ao circuito de peregrinação de Congonhas, onde está o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo acompanhado por áudios e textos educativos, com versão em cinco idiomas - incluindo Libras.

Graças à tecnologia, em qualquer lugar do mundo, será possível ter uma perspectiva diferenciada do conjunto por meio de imagens em 360 graus, aéreas e em solo. Além disso, o internauta poderá ouvir durante o “passeio” a obra de Lobo de Mesquita interpretada pelo Coral Cidade dos Profetas.

Já o aplicativo para smartphones e tablets fornece um material completo e objetivo voltado para o turista e visitante presencial. A visita virtual é acessada pelo portal www.eravirtual.org e o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online (Android Market ou AppleStore).

A novidade foi recebida com entusiasmo pelos alunos do 9º ano das escolas municipais de Congonhas. A jovem Sara Diniz, 15 anos, aluna da Escola Dom João Muniz aprovou a iniciativa. “Eu achei tudo muito moderno. O site vai ajudar muito nas pesquisas escolares. Hoje todo mundo usa celular, então o aplicativo também será muito útil”, afirmou.

A diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rosilene Junqueira, também aposta na ideia para uso escolar. “Esse recurso vai estimular nossos alunos para a pesquisa e conhecimento da nossa cultura, principalmente porque é uma ferramenta atrativa que eles usam e gostam. É muito importante educação e cultura estarem juntas”, completa a educadora.

Durante o lançamento o prefeito Zelinho informou que irá encaminhar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei instituindo o estudo do Patrimônio Histórico de Congonhas como matéria obrigatória nas escolas municipais.

O lançamento dos novos recursos tecnológicos faz parte das comemorações pelo Bicentenário de Morte de Aleijadinho. As celebrações seguem até o final de novembro. Confira programação no portal da prefeitura: www.congonhas.mg.gov.br.