Congonhas ganha vereadores mirins por um dia em iniciativa educativa
Nesta sexta-feira (29), foi a vez das crianças assumirem o protagonismo. Os alunos do Colégio ERA (Educação, Raízes e Asas) participaram do programa “Vereador Mirim por um Dia”, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Congonhas. A iniciativa tem como objetivo despertar a consciência cívica, incentivar o interesse pelas decisões políticas e contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos conscientes.
Durante a atividade, os estudantes com idades entre 8 e 11 anos viveram uma simulação de sessão legislativa, ocupando os cargos de 13 vereadores e um prefeito mirim. Eles foram eleitos por meio de voto direto pelos colegas da escola. Na pauta, dois projetos simbólicos de autoria do Executivo Mirim foram discutidos e votados.
O Projeto de Lei (PL) 01/2025 propunha a construção de uma grande área de lazer com um parque de diversões orçado em R$ 4,8 milhões. Já o PL 02/2025 previa a criação de um Centro de Tecnologia Integrado, com oferta de ensino em Inteligência Artificial, estimado em R$ 3,9 milhões. Com um orçamento insuficiente para realizar os dois projetos, os vereadores mirins precisaram debater e tomar uma decisão. Ao final da votação, a maioria optou pela construção do centro de tecnologia.
A professora Liliane de Paula destacou a participação das meninas e a curiosidade das crianças ao participarem da atividade. “Eles fizeram muitas perguntas para o coordenador. Experiências como essa favorecem o processo de aprendizagem, pois facilitam o entendimento dos conteúdos e trazem uma vivência prática para a vida deles. Quem sabe, no futuro, alguns também queiram ocupar uma cadeira na Câmara de verdade?”, comentou.
SOBRE O PROJETO
Criado em 1998, o programa Vereador Mirim por um Dia é voltado para estudantes de qualquer nível de ensino. Escolas públicas, privadas ou entidades legalmente instituídas em Congonhas que desejarem participar devem encaminhar solicitação à Mesa Diretora da Câmara com, no mínimo, 30 dias de antecedência ou através da Escola do Legislativo pelo telefone 3732-0300 (Ramal 226/227 Administração).
Fotos: Reinaldo Silva/Gabriela Cardoso/Liliane Gomes