Congonhas realiza etapa escolar da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

por André Candreva publicado 21/03/2018 08h58, última modificação 21/03/2018 08h58

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Entre os dias 15 a 19 de junho, será realizada a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A Conferência é organizada pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA) e tem como tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”. Antes, em 9 de maio acontece a Estadual.

Este ano, dez escolas municipais participarão da Conferência Nacional, desenvolvendo projetos e envolvendo toda a comunidade escolar em torno do tema “água”. A etapa escolar da conferência acontecerá nesta quarta-feira, 21, nas escolas do Ensino Fundamental II, no turno da manhã. Alunos, professores e comunidade discutirão temas como preservação de nascentes; uso racional da água; a importância da água para nossa sobrevivência; captação, tratamento e distribuição de água no município, entre outros.

Durante a conferência na escola, será apresentado o projeto elaborado por cada escola e serão eleitos os (as) delegados (as) e suplentes que representarão nossas escolas nas demais etapas, caso sejam selecionadas.

A organização fica por conta dos  professores do GREA – Grupo de Referência de Educação Ambiental, juntamente com a equipe pedagógica das escolas e a coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação.

Conferência anterior

Na última edição da Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente (2013/2014), participaram oito escolas municipais de Congonhas. A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete foi o órgão responsável pela seleção regional de projetos. Assim, foram selecionados quatro da rede regional de ensino, indicados para a etapa estadual da Conferência, em Belo Horizonte. Dos quatro projetos selecionados, três foram da rede municipal de ensino de Congonhas: Escolas Municipais “Senhor Odorico Martinho da Silva”, “Dona Caetana Pereira Trindade” e “Fortunata de Freitas Junqueira”.

Na etapa estadual, o aluno João Luís Lobo, da Escola Municipal “Fortunata de Freitas”, foi indicado como delegado estadual para representar Minas Gerais na etapa nacional da conferência, em Brasília.