Congonhas vai implantar programas de produção de água e peixe

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h19, última modificação 26/03/2018 21h19

Fonte: Secom

Congonhas possui um grande número de propriedades com nascentes e cursos d’água. Por isso, a Prefeitura irá lançar um programa de preservação das águas e catalogação das nascentes e outro para apoiar produtores na criação e reprodução de peixes.

O programa de preservação da água e cadastramento das nascentes é uma parceria das diretorias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, ligadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, com a Agência Nacional das Águas (ANA). O governo federal remunera agricultores que preservam mananciais em suas propriedades. A Prefeitura está se preparando para se cadastrar no programa do Governo Federal Produtor de Água e já está apta a identificar, catalogar e conservar as nascentes.

Os interessados em fazer o cadastro de identificação e catalogação de nascentes deverão ir até a Diretoria Municipal de Meio Ambiente, à Rua Padre Leonardo, nº12, no Centro, ou na Diretoria de Desenvolvimento Rural, à Avenida Presidente Vargas, nº69, no Centro, de 8h às 17h, ou ligar para o telefone 3731-6524.

Programa Municipal de Fomento à Piscicultura

Parceria da Prefeitura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Ministério da Pesca, este programa pretende transformar a criação de peixes, principalmente os de água doce como a Tilápia, em uma importante fonte de renda para o homem do campo. Congonhas tem um grande potencial hídrico, o que facilita a expansão deste ramo de atividade produtiva. Além do mais, o mercado consumidor, formado principalmente por restaurantes, supermercados e escolas, está cada vez maior.

O Governo Municipal irá prestar assistência técnica para os piscicultores cadastrados no programa, além de auxiliar na construção dos tanques e distribuir alevinos (peixes recém saídos do ovo) e ração para engorda. Os interessados em se inscrever neste programa de piscicultura deverão procurar a Diretoria de Desenvolvimento Rural ou ligar para o telefone 3731-3789.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Christian Elizandro Souza Costa destacou que, além do grande número de mananciais, Congonhas possui muitas propriedades rurais de pequeno e médio portes, portanto a piscicultura pode se tornar uma ótima opção de trabalho e renda para um grande número de famílias, afirmou.

Ainda de acordo com o Programa Municipal de Fomento à Piscicultura, serão reativados os tanques de criação de peixes existentes no Parque Ecológico da Cachoeira, que estavam abandonados há muitos anos. No local, irá funcionar um centro de pesquisa e apoio à piscicultura em parceria com a EMATER, para dar suporte aos produtores do município.

Dia Mundial da Água

Em tempos de escassez da água, é importante ressaltar a necessidade de preservação deste bem natural. Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

Algumas medidas ajudam a economizar água, como não jogar lixo nos rios e lagos; reduzir o tempo do banho e da escovação de dentes, da lavagem de louças; e reutilizar a água em diversas situações, como a da lavagem de roupa.