Consórcio se reúne com governo do Estado e apresenta demandas regionais

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h11, última modificação 26/03/2018 21h11

Fonte: Fato Real

Ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte na quinta-feira 29 de janeiro, a primeira reunião formal do CEDECAP (Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba), com o atual governo do estado de Minas Gerais.

Uma comitiva do CEDECAP, que tem como presidente o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, Alessandro Dalla Vedova, foi recebida pelo secretario de estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso. Também estiveram presentes Paulo  César Lopes e  Wagner Augusto, respectivamente vice-presidente e secretário executivo do CEDECAP  e Renato Ciminelli, membro e presidente do Geopark.

Na reunião de aproximadamente 2 horas o secretário Altamir Rôso demonstrou interesse em fazer uma aliança estratégica entre a secretaria de estado e o CEDECAP. ”O secretário de estado informou que saímos na frente ao criar um conselho regional, com um viés de atividade fim por território e que estamos desta forma alinhados com o propósito do governo do estado. Ele também colocou sua secretaria à disposição para mantermos contatos contínuos, bem como levarmos demandas que forem surgindo a partir de agora”, afirmou Dalla Vedova, que já no primeiro encontro apresentou várias demandas regionais iniciais.

Demandas

Pensando e agindo regionalmente, o presidente do CEDECAP apresentou ao representante do governo do estado, várias demandas regionais inicias que foram tratadas de maneira objetiva e positiva pelo secretário, entre outros:

Aeroporto das Bandeirinhas: Será feito um esforço do governo estadual para dar uma atenção necessária para melhorias do aeroporto de Lafaiete, cujo estudo de viabilidade técnica e financeira encontra-se com pedido de licitação homologado.
COHAB: O secretário Altamir Rôso se comprometeu a buscar uma interlocução com outras secretarias e setores ligados a COHAB, como objetivo de viabilizar o sucesso das tratativas relacionadas à liberação do terreno destinado a instalação do distrito industrial da cidade. “Em época de dificuldades de desenvolvimento econômico uma situação dessas não pode ocorrer, de ter uma ação judicial travando a evolução de uma região inteira”, afirmou.
INDI: O secretário irá verificar junto ao INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) uma forma de fomentar lançar um olhar para nossa região, onde o CEDECAP já deixou um material contendo informações atrativas da região.
Fornecedores: Será feito em conjunto com a secretaria de estado uma força tarefa para analisar melhores práticas de fortalecimento das empresas da região, inclusive através de um cinturão de fornecedores que auxiliem para que os serviços sejam prestados dentro da região, ocasionando assim maior geração de emprego e renda para o Alto Paraopeba e Vale Piranga.
Os membros do CEDECAP saíram da reunião com uma impressão totalmente positiva do novo secretário de estado, tanto pela sua postura objetiva, bem como pela afirmação de que será um elo positivo entre governo e região do alto Paraopeba e Vale do Piranga.

“Ficamos muito satisfeitos com o encontro. Percebemos que estamos no caminho certo do fortalecimento das relações com o governo do estado. Na questão da COHAB, por exemplo, o secretário Rôso deixou claro que entende que não podemos ficar travados por uma pendência judicial. Observem que recentemente o prefeito Dr.Ivar esteve com o presidente da companhia, em busca de entendimentos para a preservação dos direitos do município no que tange o terreno objeto da disputa judicial, que já nos deu ganho de causa em primeira instância”, disse Dalla Vedova.

CEDECAP

O Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba – Cedecap foi criado oficialmente em 1º de dezembro de 2014, com o objetivo de planejar e fomentar o desenvolvimento econômico da região, uma das mais importantes do estado, tendo em vista o grande aporte de investimentos que recebe.

O CEDECAP é formado pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (AMALPA), Geopark Quadrilátero Ferrífero, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Lafaiete, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco, Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Congonhas, Agência para o Desenvolvimento de Congonhas (ADECON), Agência de Desenvolvimento de Lafaiete (ADECOL) e Agência para o Desenvolvimento de Ouro Branco (ADEOB).