Contrato é assinado e passarela começa a ser erguida em novembro

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h27, última modificação 26/03/2018 20h27

Fonte: SECOM

Nesta terça-feira, 21, os moradores do bairro Pires se reuniram com representantes da prefeitura e as empresas da região para acompanhar um momento histórico: a assinatura do contrato com a Construtura Cajado que irá erguer a passarela sobre a BR-040. A passarela começa a se tornar realidade após diversas reuniões que ocorreram desde o ano passado entre a Prefeitura de Congonhas e as empresas Namisa, Ferrous, Ferro +, Vale, Gerdau, VSB e a Agência para o Desenvolvimento de Congonhas (Adecon).

No telecentro comunitário, moradores do bairro acompanhavam com olhos atentos à cerimônia da assinatura com a esperança de que a vida das pessoas que atravessam a BR seja preservada.  “No dia 18 de junho perdi minha prima Nathália Maria Firmino Silva, de 25 anos. Terminou o horário de trabalho, tentou atravessar a BR e foi atropelada. Ela era uma das pessoas que tinham participaram do abaixo-assinado para construção da passarela. A morte dela e de outras pessoas nos deram força para continuar a lutar”, conta a presidente da Associação Comunitária do Pires, Ivana Fidélis. A moradora acredita que a união entre poder público e empresas foi determinante para que a passarela fosse viável. “Essa luta é da comunidade, das empresas, do prefeito e de todos nós. É um sonho de mais de 40 anos. Isto ocorreu porque teve união do Executivo com as mineradoras”.

O prefeito de Congonhas, Zelinho, narra a luta junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Há muitos anos a prefeitura, a comunidade e o Ministério Público tem cobrado do DNIT a construção da passarela. Chegamos a entrar na justiça para que isto ocorresse, mas o órgão recorreu. Como vimos que o departamento não iria nos atender, decidimos junto com as empresas tomar a iniciativa. O valor é alto, quase R$2 milhões, mas o que é importante é o engajamento das empresas junto à comunidade e a segurança que terão os moradores com a passarela”, detalha.

A Adecon, que foi a responsável pela licitação encarou o desafio inédito na região que uniu poder público e as principais empresas para construir a passarela. “A experiência foi muito prazerosa e foi gratificante ver, tanto a iniciativa privada, quanto o poder público, empenhados neste projeto. Ao mesmo tempo, foi desafiadora, porque fomos gestores de um projeto de engenharia que exigia muitos detalhes e precisão. A verdadeira parceria se faz desta forma, com todos fazendo sua parte e todos se ajudando”, comemora a coordenadora Viviane Manso.

A passarela de R$1.920.000,00, irá unir as partes alta e baixa do bairro, ligando à capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e será feita em duas partes. A primeira etapa compreende a construção civil e começa dia 1º de novembro. Já a etapa complementar será a de tubulação e iluminação - já em fase de licitação pela prefeitura.