COPASA fará dia 28 licitação para construir sistemas de abastecimento no Murtinho e no Alto Maranhão

por André Candreva publicado 21/03/2018 09h03, última modificação 21/03/2018 09h03

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Reuniões do Governo Municipal com a COPASA para tratar de investimentos na cidade acontecem desde 2016.

Graças a uma força-tarefa que envolveu o prefeito Zelinho, o secretário de Gestão Urbana, Sandro Cordeiro o diretor de Concessões Públicas, Saint`Clair Borges, o ex-secretário e atual assessor especial de Governo Nivaldo Dutra, as associações comunitárias do Alto Maranhão e do Joaquim Murtinho, o ex-vereador Rodolfo Gonzaga, o vereador Vagner Luiz de Souza (Koelinho) e o deputado estadual Glaycon Franco, a COPASA anuncia para o dia 28 de março a licitação para a executar as obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água dos dois bairros. A concessionária demonstra entender a necessidade de levar água a várias localidades de Congonhas que sofrem com o desabastecimento, já que realiza obras também em Santa Quitéria.

A primeira reunião de Zelinho e sua equipe de Gestão Urbana com a COPASA em Belo Horizonte para solicitar investimentos da concessionária no Joaquim Murtinho, Alto Maranhão e outros bairros aconteceu ainda em 2016. “Na oportunidade, o diretor de Operações Centro-Leste da COPASA, Frederico Lourenço Ferreira Delfino (Fred Ferramenta), garantiu que já estavam garantidos no orçamento de 2016 aproximadamente R$ 500 mil para tratar a água destas três localidades de Congonhas e resolver o problema do abastecimento delas. De lá para cá, houve várias outras reuniões nossas com ele”, lembra o prefeito Zelinho.

No Distrito do Maranhão, será implantado um Sistema de Abastecimento de Água, com a construção de 2 reservatórios (RAP 150 m³ e REL 15m³), substituição de rede de distribuição , instalação e padronização de ligações de água.

Em Joaquim Murtinho, será implantado um Sistema de Abastecimento de Água com fornecimento e implantação de um Reservatório Elevado Metálico de 15 m³, Melhorias e/ou Adequações de 1510 m de rede de distribuição de água, sendo 1.300 M em pavimento asfáltico e 210 M em terra. Além da Instalação e padronização de ligações de água.

“O serviço público é demorado, porque é preciso abrir processo licitatório para execução de ações como estas. Agora vai acontecer a licitação e, dentro de três meses, devem começar essas obras para colocar hidrômetro nas casas do Joaquim Murtinho e do Alto Maranhão, onde haverá uma grande caixa d’água perto de onde fizemos o ginásio poliesportivo. Este é um esforço do Governo Municipal, da Câmara Municipal por meio do ex-vereador Rodolfo, do vereador Koelinho e também do deputado Glaycon, para resolver este gargalo que temos nas duas comunidades. Em Santa Quitéria, as obras do sistema de abastecimento também estão em andamento”, completa Zelinho.

Santa Quitéria

Também graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal de Congonhas junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), a concessionária constrói uma adutora e urbanização da área onde serão instalados um novo poço artesiano e um reservatório. Os trabalhos também incluem padronização das ligações prediais e implantação do tratamento de água. A previsão é de que a obra seja concluída em maio. No entanto, a água tratada deve começar a ser distribuída ainda na primeira quinzena de abril. A empresa também está avaliando a implantação desse serviço no Pequeri.

As melhorias que estão sendo implantadas em Santa Quitéria incluem captação com a implantação de um novo poço profundo, tratamento, controle de qualidade, melhoria na reservação e distribuição de água, além de manutenção em redes e ligações e disponibilização de equipamentos para garantir a prestação desses serviços, que estão sendo executados por empresa contratada pela concessionária e pela equipe da COPASA de Congonhas.

A COPASA iniciara a cobrança da tarifa referente ao consumo de água em maio. Nos primeiros três meses, a concessionária irá cobrar somente a taxa mínima. A tabela de tarifas, cobrada pela COPASA em todos os municípios onde atua, é estabelecida pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE MG).

Melhorias no abastecimento de água no Pequeri

A COPASA informa que está realizando estudos técnicos para ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água no Pequeri, com implantação de novo reservatório, tratamento de água e padronização das ligações de água.