Crianças dizem ‘Não’ ao desperdício

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h15, última modificação 27/03/2018 09h15

Fonte: O Tempo

 

“...e eles viveram felizes para sempre”. Assim se encerram diversas histórias infantis, que abrem portas para um mundo totalmente encantado, onde as alegrias, os sonhos e as transformações são algo real e acessível a todos. No entanto, para além dessa realidade, há também um universo de tristeza, muitas vezes relacionado à escassez de água, ilustrado por imagens que revelam a gravidade da situação e a necessidade de se fazer algo urgentemente.

 

Por isso, hoje, com mais intensidade, quando se comemora o Dia Mundial da Água, esse tipo de história, assim como tantas outras que permeiam o universo infantil há décadas, tem sido contada em muitas escolas. Elas fazem parte da conscientização e sensibilização dos pequenos – afinal de contas, eles também possuem uma grande responsabilidade nas mãos: a de cuidar e preservar o planeta para a própria geração e para as que estão por vir. E é vendo crianças como eles, que possuem uma situação diferente e desafiadora, que essas ideias vão se formando.

 

“Trazer esse tipo de pensamento para crianças demanda um trabalho com muitas imagens. Mostramos crianças carregando água na cabeça com a mãe, as poucas condições de higiene, famílias com dificuldade para fazer alimentos porque não têm água... Contrastamos isso com imagens de crianças que têm água em abundância, falamos de quanto tempo a mais elas podem estar gastando no banho, entre outros”, afirma Cláudia Gonçalves, coordenadora do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora das Dores. “As crianças ficam preocupadas com a situação e imaginam o que o outro pode estar sentindo ao tentar fazer algo simples, mas difícil para ele, como lavar as mãos”, salienta.

 

Mas se engana quem pensa que entrar em contato com tudo isso traz apenas tristeza. É justamente aí que vem a vontade de lutar por um mundo melhor. A satisfação de estar realmente contribuindo para o bem comum, inclusive conscientizando os pais e outros adultos, é algo presente na vida dos pequenos. “Trabalhamos não somente o cuidado com o meio ambiente, mas com o próprio ser humano. Mostramos que a qualidade de vida depende disso. As crianças de hoje estão muito mais conscientes, e as próprias famílias falam isso”, relata Cláudia.

 

Referência. Infelizmente, ainda é comum encontrar muitos adultos sem consciência ambiental, que agridem a natureza sem a menor cerimônia, na frente de muita gente. As crianças têm sido uma boa referência para essas pessoas, mostrando o quanto esse comportamento pode ser nocivo, conforme ressalta Patricia Marques, coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Colégio Magnum.

 

Como ela destaca, esse tipo de pensamento já vem se inserindo entre os pequenos, de uma maneira diferente e ainda mais intensa, assim como acontece com a tecnologia. “As crianças já sabem que elas vão ser as responsáveis por dar prosseguimento à vida no planeta. Trabalhamos isso constantemente com elas, de uma maneira lúdica, utilizando recursos como a música, por exemplo. Temos tido ótimos resultados”, finaliza a profissional.