Escola do Legislativo celebra o “Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas”

por Leandro Matos publicado 23/03/2023 10h50, última modificação 23/03/2023 10h52

O dia 21 de março foi declarado Dia Nacional dedicado a preservar as Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé em nosso país. A iniciativa nasceu através do projeto de lei de autoria do Deputado Federal Carlos Santana (PT/RJ), sendo apresentado em 2010, mas arquivado no final da legislatura devido a não reeleição do proponente.

Em novembro de 2015 a proposta foi reapresentada à Casa Legislativa Federal pelo Deputado Federal Vicentinho (PT/SP) e após longo trâmite foi aprovada em novembro de 2022 e convertida na Lei Federal nº 14.519, sancionada em 05 de janeiro de 2023 pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante desta conquista em favor da preservação das tradições culturais africanas presentes no nosso País, a Escola do Legislativo “Aristides Francisco Junqueira”, realizou na manhã desta quarta-feira (22), para alunos do ensino médio da Escola Estadual Lamartine de Freitas e professores acompanhantes, uma palestra com os historiadores Silnara Faustino e Zilvan Lima que discorreram sobre a citada lei com uma fala expositiva abordando uma conjuntura sócio-histórica.

Silnara Faustino enfatizou a importância da nova lei e destacou a força das tradições culturais que vieram do continente africano durante o processo de colonização do Brasil através dos povos escravizados e traficados pelos portugueses. Silnara promoveu ainda uma reflexão com os alunos acerca da intolerância religiosa e como isso cria barreiras que dificultam a convivência na sociedade, e que não devem existir.

Ao promover essa reflexão Silnara mostrou aos alunos a importância do Estado ser laico e de como devemos respeitar as diferenças religiosas de cada cidadão brasileiro.

Zilvan Lima propôs ao final da palestra uma interação com os alunos, através da utilização de um instrumento de percussão, de como a musicalidade de origem africana está presente na maioria das manifestações culturais/religiosas em nosso país, com diferentes ritmos e expressões corporais.

Ao final da palestra os alunos manifestaram suas opiniões acerca do tema proposto além de alguns deles terem simulado “uma nova composição legislativa” com a participação do Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos.