Espaço Cidadania reúne serviços ao consumidor e trabalhador

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h14, última modificação 27/03/2018 09h14

Fonte: ALMG

 

Não é raro encontrar uma pessoa com dificuldades para resolver um problema com a sua empresa de telefonia e de TV por assinatura ou que queira uma oportunidade de trabalho mas não saiba por onde começar sua busca. Ou, simplesmente, alguém que precise emitir sua carteira de identidade e de trabalho.

 

Essas e outras demandas e serviços podem ser resolvidos em um só lugar: o Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que completa quatro anos nesta segunda-feira (13/3/17). O local disponibiliza gratuitamente atendimentos em áreas de defesa do consumidor e de auxílio ao trabalhador mineiro.

 

Integrante do Espaço Cidadania, o Procon da Assembleia é o carro-chefe desses serviços, uma vez que atende a demandas de consumidores em questões relacionadas à defesa dos seus direitos. O órgão pode ser acionado sempre que o consumidor não conseguir estabelecer acordo com um fornecedor ou prestador de serviço.

 

A partir do relato do caso e da apresentação dos documentos relacionados a ele, o Procon tentará um acordo com o fornecedor ou empresa e, caso o problema não seja solucionado, poderá ser realizada uma audiência de conciliação entre as partes para pôr fim ao conflito. Caso isso não ocorra, o consumidor ainda poderá recorrer ao Judiciário, por meio do Juizado Especial ou da Justiça comum.

 

A consumidora Ercília de Menezes Lopes já utilizou os serviços do Procon três vezes e sempre conseguiu solucionar seus problemas com a mediação do órgão, classificado por ela como um "canal seguro para a defesa do consumidor".

 

Já a consumidora Sônia Penna acredita na importância de se reivindicar os direitos, uma vez que o mercado, na sua avaliação, "usa e abusa" do consumidor. "E o governo é omisso com empresas de celulares e bancos", afirma.

 

Para acionar os serviços do Procon, o cidadão deve apresentar carteira de identidade, CPF e documentos que atestem sua alegação, como contratos, faturas, e-mails ou números de protocolos.

 

O órgão realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira em duas unidades: no Espaço Cidadania, na rua Martim de Carvalho, 94, Bairro Santo Agostinho, das 8 às 14 horas, e na Unidade Casa do Consumidor, na Rua Goitacazes, 1.202, das 8 às 18 horas (com distribuição de senha até as 17 horas).

 

Atuação - De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, em 19 anos de atuação, o órgão realizou 1,86 milhão de atendimentos, incluindo consumidores, fornecedores, estudantes e gestores públicos, em um trabalho de orientação em conflitos e de educação financeira.

 

Segundo dados do Relatório Institucional do Procon de 2016, o índice de acordo firmado nas audiências chegou a 55,43%, enquanto o índice geral de reclamações solucionadas foi de 84,88%.

 

“Ao oferecer à população meios para mediar conflitos consumeristas, o Procon Assembleia fortalece a cidadania e a própria democracia, na medida em que incentiva a prática do "jogo limpo" nas relações de consumo”, disse Barbosa.