Grupo de Teatro Dez Pras Oito apresenta espetáculo sobre Aleijadinho

por André Candreva publicado 26/03/2018 20h59, última modificação 26/03/2018 20h59

Fonte: SECOM

As homenagens ao Bicentenário de Aleijadinho em Congonhas ganham uma atração especial com a estreia do espetáculo “Aleijadinho: Criador e Criatura”, do Grupo de Teatro Dez pras Oito. Com texto de José Félix Junqueira e direção de Kalluh Araújo, a peça conta a vida e obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o grande mestre do Barroco Brasileiro. A montagem, com patrocínio da mineradora Ferrous, será apresentada dias 13, 14 e 15 de novembro, às 20h30, no Cine Teatro Leon, em Congonhas, com entrada gratuita.

Uma história instigante, tratada de forma original, a peça ressalta o conflito desse artista que, a despeito das limitações físicas, consegue superar as adversidades para construir uma obra, considerada patrimônio mundial pela Unesco. A montagem destaca a presença do escultor em Congonhas, quando criou os Passos da Paixão de Cristo e os doze Profetas, e é incrementada com ficção em cenas como o aprendizado com seu pai, seus romances, sua luta com as enfermidades que o acometeram, sua relação com os escravos que formavam sua equipe de trabalho, e a sociedade racista da época.

José Felix Junqueira acredita que o público irá se apropriar do espetáculo, por ser um tema forte e atual. “Aleijadinho está além do seu tempo, revolucionou a arte no Brasil e é sobre isso que falamos no espetáculo, a trajetória de um artista, que usando a tenacidade como ferramenta, esculpiu na matéria bruta do improvável, uma obra transcendental”, acrescenta.

Ao ser convidado para dirigir a peça, o premiado diretor Kalluh Araújo aceitou de imediato. Para ele, “essa é a oportunidade de contar a história desse grande artista brasileiro. O texto tem uma poesia e uma dramaturgia muito forte e o público de Congonhas poderá conferir o retrato de um homem que está enraizado na cultura da cidade, ver a vida e a obra de Aleijadinho nos palcos”, completa o diretor, que também assina luz, trilha, figurino, cenário e coreografia.