7° CÂMARA CIDADÃ

por ritacordeiro — publicado 19/10/2017 14h05, última modificação 20/06/2018 17h13
MORADORES DOS BAIRROS GRAND PARK E ELDORADO QUEREM MAIS INFRAESTRUTURA LOCAL
 7° CÂMARA CIDADÃ

7° Câmara Cidadã - Grand Park / 2017

A Câmara Cidadã, dos bairros Grand Park e Eldorado aconteceu dia 19 de outubro de 2017 no CRI (Centro de referencia do Idoso). Esta Câmara Cidadã instituída através da Resolução n° 380/2015, extensão da Câmara Municipal de Congonhas têm como objetivo, a aplicação de restauração, nas áreas de meio ambiente, educação e saúde, bem como formulação de políticas públicas ao cidadão, como beneficiário direto de leis e ações do Município.

 

A Sessão se desloca para diversos bairros, localidades e/ou distritos do município, em dias e horários, previamente divulgados, com a presença dos ilustres: Vereadores, sociedade civil, representantes do Executivo e empresas correlacionadas para discussões pertinentes à comunidade local. As solicitações geradas nestas reuniões serão encaminhadas de forma documental ao Executivo e serão aplicadas desde que em condições para tal, às ações de melhorias nas comunidades; dentro das fiscalizações constantes e legítimas dos Vereadores - elo direto entre a sociedade e o Chefe de Governo.

 

COMPONENTES DA MESA DO DIÁLOGO

 

Vereadores: Presidente da CMC - Dr. Adivar Geraldo Barbosa, Cida Penido e Evandro Alves de Souza; convidados do Executivo e correlacionados: Sandro Cordeiro Secretário de Gestão Urbana; Thales Gonçalves Costa – Secretário Adjunto da Educação; Sidmey Costa Andrade – Secretario Adjunto de Obras; Tenente Israel Resende Vieira – 2° Companhia Independente da PMMG; Lianderson Luis Vieira- Engenheiro de Operação da COPASA.

 

MORADORES QUE PARTICIPARAM DA DISCUSSÃO

 

Francineire Daiana Santos - presidente da associação do Grand Park, Antônio Bernardino Filho, Célia Barbara Pereira, Nildete Penha Ferreira, Meire Cristina Souza, Cirilo Pereira, Bruno Gerdilhe Pereira, Adair José da Costa, Patrícia Santos Freitas, Graci Alves Coelho, Ângela Jesus Silva.

 

A presidente da associação do Grand Park - Francineire esclareceu sobre a necessidade de uma boa estrutura no bairro, que é carente de várias obras, mas pautou principalmente sobre uma área de lazer para as crianças, fundamental para seu processo de desenvolvimento psico-social; falou juntamente com outras pessoas sobre a necessidade de uma rede de esgoto que atinja todo o bairro, pois o mal cheiro chega a ser insuportável; caminhão de lixo que não chega nas ruas e não tem lixeira. Justificou a necessidade de mais horários de ônibus, assim como mais pontos de lotação, pois os moradores perdem eventos da cidade e oportunidades de estudo e trabalho, por falta de transporte.

 

REIVINDICAÇÕES RELATIVAS AOS BAIRROS

 

Pavimentação da Rua Maria José Santos; limpeza e pavimentação da Rua Maria das Flores Santos; poste de iluminação nas ruas: Efigênia Izidoro de Deus, Combatente Antônio Bernardino de Freitas, Maria José dos Santos; Rua 5, Aristides de Paula,e Margarida Gomes de Freitas; Horários de ônibus nos fins de semana(Já que os bairros próximos são beneficiados com todos os horários); Abrigo de ônibus e conserto do abrigo em frente ao cemitério(pedido feito anteriormente em 27/12/2016); cobrança da limpeza dos lotes vagos; rede de esgoto pois moradores são obrigados a conviver com o mal cheiro e insetos dentro de casa; falta de bueiro para escoamento da água da chuva- invadem varias casas; quebra – molas pois alguns motoristas fazem das ruas pistas de corrida e tem alto risco de atropelamento; necessidade de monitoramento policial todos os dias, já que os bairros tem sido constantemente alvo de furtos; aprovação do atestado de utilidade pública feito pela associação. A solicitação foi feita em março de 2017 e a mesma se encontra com docs e em pleno funcionamento; placa de identificação das ruas e reorganização das mesmas, que devem ficar no início das ruas; desejo que seja contemplado os bairros com programas sociais para crianças e adolescentes e com uma escola e capina das ruas.

 

VEREADORES EM CONSTANTE VIGILÂNCIA

 

Os convidados e parceiros do Governo e Vereadores presentes se comprometeram em continuar fiscalizando e averiguando o que foi pedido na reunião aos representantes dos setores responsáveis - alguns presentes, para executarem se possível, os referidos pedidos. Discutiram no geral todas as possibilidades de atuação nas áreas carentes da comunidade, principalmente na infraestrutura do bairro, que foram os principais questionamentos. Estas reivindicações serão transformadas em requerimentos e encaminhadas a Prefeitura Municipal para as devidas providências cabíveis.

 

Fonte: Rita Cordeiro/ Assessoria de Imprensa/CMC