Moradores, empresas e governo se juntam no combate à dengue

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h13, última modificação 26/03/2018 21h13

Fonte: Secom

Em Congonhas, a equipe de agentes de combate a endemias conta com mais de 50 profissionais que visitam as residências da área rural e urbana durante todo o ano. Os agentes de mobilização e conscientização realizam palestras em escolas, empresas, entidades religiosas, grupos da melhor idade, conselhos municipais e eventos da prefeitura. Esses profissionais chamam a atenção da população para a importância de agirem juntos no combate à dengue e a Febre Chikungunya, ambas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Gislaine Torres, coordenadora de Vigilância Ambiental, explica que esta época do ano, quente e úmida, é um cenário propício para a reprodução do mosquito. Além disso, com o fantasma da falta de água, os moradores estão estocando o liquido, atitude que pode aumentar o risco da doença, caso não sejam tomadas as providências corretas. Não há problema em fazer o armazenamento, mas devemos ter cuidado, pois a água limpa e parada, mesmo que seja de chuva, aumenta o risco de proliferação das larvas. Tapar esses recipientes, é fundamental, reforça.

Além do trabalho de prevenção realizado pelos agentes, quando acontece um caso de suspeita da doença, a equipe realiza uma ação chamada bloqueio de transmissão. Com uma bomba é borrifado um componente para matar mosquitos adultos ao redor de 300 metros da residência do morador com a suspeita da doença.

Atualmente cada Unidade Básica de Saúde (UBS) tem um agente que cuida da localidade, para aproximar agentes dos moradores. Como é sempre o mesmo agente que visita as residências, ele acaba criando um vínculo com o morador, passando mais segurança para que este abra sempre as portas de sua casa para o profissional, explica Camila Modesto, agente de Mobilização e Conscientização contra a dengue. A grande dificuldade registrada pelos agentes em Congonhas é conseguir entrar em todas as residências.

Trabalho integrado

No município, existe ainda o Comitê Municipal de Combate à Dengue, que é um conselho formado por membros de todas as secretarias municipais, membros da sociedade civil e organizações não governamentais como a Copasa, Polícia Militar e Hospital Bom Jesus. O grupo se reúne para discutir novas estratégias de combate à doença.

Segundo dados do setor de Epidemiologia, um dos grandes desafios de Congonhas, neste início de ano, é conscientizar todos os moradores a manter as caixas d’água limpas e tampadas. É muito grande o número de caixas destampadas na cidade. Esta é uma responsabilidade do morador não do agente, afirma Gislaine Torres.

Confira os procedimentos para manter a caixa de água limpa e sem contaminação:

- A caixa deve ser esvaziada, escovada por dentro, sendo que o fundo limpo com jatos fortes de água.
- Num balde limpo, faça uma mistura de um litro de água sanitária com cinco litros de água pura.
- Com uma broxa ou pano, espalhe a mistura no fundo e nas paredes da caixa.
- Espere meia hora, para que a solução de água sanitária possa agir e desinfetar a caixa. - Lave novamente a caixa com um jato forte de água pura.
- Além da limpeza e desinfecção é imprescindível a manutenção da caixa de água fechada, sem frestas e rachaduras.
- Também devem ser vedados os reservatórios usados para captação da água da chuva e que recebem água de caminhões pipa.
- Recomenda-se que a caixa de água seja lavada e desinfetada no mínimo duas vezes ao ano.

Dicas de prevenção a dengue a Febre Chikungunya

Evite acumular entulho e lixo
Coloque tudo em sacos plásticos, feche bem e jogue em uma lixeira com tampa.
Recolha todo o material que possa acumular água (tampinhas de garrafa, cascas de ovo, latinhas de todo tipo, garrafas, pneus).

Não deixe água parada
• Escorra a água do pratinho dos vasos de plantas ou de xaxins e coloque areia no lugar.
Tenha atenção especial com plantas que acumulam água, como as bromélias.
• Coloque uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e regue a planta duas vezes por semana com a mistura. Tire a água acumulada nas folhas.
• Lave os bebedouros dos animais domésticos com bucha e sabão pelo menos uma vez por semana.
• Nos banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

Dúvidas e mais informações: (31)3732-1948