Presença Marista no Brasil será celebrada com reinstalação do busto de Champagnat

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h51, última modificação 27/03/2018 13h51

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Há 120 anos, os primeiros Irmãos Maristas chegavam ao Brasil para iniciar os trabalhos de educação e evangelização em Congonhas. O fato aconteceu no dia 18 de outubro de 1897, a convite de Dom Silvério Gomes Pimenta, bispo de Mariana (MG), para que os Irmãos pudessem assumir uma obra educativa na diocese – o Colégio Bom Jesus. Para celebrar a data, a Província Marista Brasil Centro-Norte e a Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio do Centro de Estudos Maristas (CEM), do Colégio Marista Dom Silvério, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Lazer e Turismo (FUMCULT), e o Museu de Congonhas, prepararam uma programação especial. Nesta quarta-feira, 25, será realizada a reinstalação e bênção do busto de São Marcelino Champagnat, pelo arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha. A solenidade acontecerá às 15h, na Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, 77, Basílica.

Durante a tarde, haverá intervenção cultural do Serviço de Arte e Cultura do Colégio Marista Dom Silvério e do Grupo de Teatro Dez para Oito, além da abertura da Exposição “Silvério das Gerais: o bispo, o negro, o sábio”, organizada pelo CEM, no espaço de exposição temporária do Museu de Congonhas, e o descerramento da placa de reinstalação do busto de São Marcelino. Estarão presentes representantes do Colégio, do CEM e também autoridades civis e eclesiásticas locais de Congonhas.

Os Irmãos Andrônico, Anastácio, Afonso Estevão, Basílio, Aloísio e João Alexandre desembarcaram no Rio de Janeiro no dia 15 de outubro de 1987 e foram recepcionados pelo Padre Cândido Veloso, enviado por Dom Silvério. Três dias depois, o grupo chegava à pequena Congonhas. Nos anos seguintes, outros irmãos de diferentes locais da França, onde nasceu o Instituto dos Irmãos Maristas, também vieram para o Brasil. Em poucos anos, o sonho de Marcelino Champagnat prosperou pelo país com diversas obras educativas. Hoje, os Maristas estão presentes em 98 cidades de 23 estados, com atuação de pelo menos 30 mil Irmãos, leigos e colaboradores.