Secretária de Turismo apresenta avanços e desafios do setor em reunião na Câmara de Congonhas

por Reinaldo Sebastião da Silva publicado 28/08/2025 15h04, última modificação 28/08/2025 15h04
Turismo, patrimônio

A secretária de Turismo de Congonhas, Ana Alcântara, participou nesta semana da reunião ordinária da Câmara Municipal, atendendo à convocação do vereador Igor Souza Costa (PL). O encontro teve como objetivo apresentar os projetos, estratégias e ações em andamento na Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) voltadas ao fortalecimento do setor.

Durante a reunião, Ana Alcântara destacou alguns desafios enfrentados pelo turismo no município, como os impactos causados pela mineração, com a presença de barragens, o excesso de poeira e a sinalização de rotas de fuga, que afetam a imagem da cidade junto aos visitantes. Apesar das dificuldades, a secretária ressaltou que a gestão tem desenvolvido diversas ações para potencializar não apenas o turismo histórico, mas também o turismo rural, religioso, ecológico e cultural.

Entre as iniciativas apresentadas, estão o mapeamento de novos atrativos e roteiros turísticos, o diálogo com moradores e empreendedores do setor, o cadastro e a capacitação de prestadores de serviços turísticos, além do trabalho de reinserção de Congonhas no Mapa do Turismo Brasileiro. Ana Alcântara, que defende um trabalho integrado e em rede, disse que o governo municipal vai elaborar um projeto de lei de Incentivo ao Turismo, para fomentar ainda mais o setor.

Um dos focos da secretaria é consolidar Congonhas como a "Capital Mineira da Fé", por meio da valorização das tradições religiosas, parcerias estratégicas com as igrejas e ações de divulgação em nível estadual, nacional e internacional em feiras, eventos e através da mídia televisiva. A SETUR também tem buscado aumentar o fluxo de visitantes, o gasto médio e o tempo de permanência dos turistas na cidade. De acordo com Ana, com os trabalhos desenvolvidos pela pasta, o tempo médio de permanência do visitantes saltou de 15min para cerca de 3h.

Durante a reunião, os vereadores apresentaram sugestões e demandas, como a transformação da Romaria em um centro gastronômico, a criação de teleférico no Parque da Cachoeira, a valorização dos distritos e melhorias na infraestrutura de lojas e restaurantes e no trânsito da cidade. 

Foto: Reinaldo Silva