Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca passa a integrar o calendário de Congonhas na primeira semana de novembro
Foi promulgada a Lei nº 4.360 de 08 de Janeiro de 2026, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de novembro, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Congonhas.
A nova legislação prevê a realização de ações educativas e de conscientização, campanhas informativas, palestras, oferta de exames gratuitos de triagem, capacitação de profissionais da saúde e divulgação dos sinais e sintomas da doença, com foco no diagnóstico precoce e na adoção de hábitos saudáveis.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apesar de pouco conhecida, é o oitavo câncer mais frequente no Brasil, sendo mais prevalente entre os homens com cerca de de 15 mil novos casos por ano. Estudos apontam que cerca de 70% dos casos são identificados em estágios avançados da doença, o que reduz as chances de cura.
O consumo de cigarro e álcool são os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença, além da infecção pelo HPV, exposição excessiva ao sol (principalmente para o câncer de lábio), idade avançada, hábitos alimentares desequilibrados e imunossupressão. Os especialistas orientam que os pacientes devem procurar um cirurgião-dentista ao menor sinal de alteração na cavidade oral.
Durante a semana, as atividades poderão ocorrer em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos, em parceria com as secretarias municipais, o Conselho Municipal de Saúde, instituições de ensino e entidades da área da saúde. O objetivo é ampliar o acesso à informação e fortalecer a prevenção de uma doença que apresenta altas chances de cura quando identificada precocemente.
Por✏️📄: Reinaldo Silva / Foto: Reprodução Tribunal de Justiça do Distrito Federal