Subvenção à Associação Beneficente de Cláudio - tema, reações adversas e a presença dos grupo de escoteiros

por André Candreva publicado 27/03/2018 07h58, última modificação 27/03/2018 07h58

Reuniu-se a Câmara Municipal de Congonhas para a 4ª Reunião Ordinária, da Sessão Legislativa de 2017, dia 24 de fevereiro, às 9h, presidida pelo Vereador Adivar Geraldo Barbosa e secretariada pelo Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos. Após leitura da ata da reunião anterior abriu-se discussões sobre requerimentos, indicações, projetos de Lei, entre outros e, essencialmente, sobre subvenção da ASCOBEC - Associação Beneficente de Cláudio/MG. A reunião foi suspensa por 5 minutos nos termos do artigo 214 do Regimento Interno. Foi convidado o Sr. Marcelo Augusto Bastos, para prestar esclarecimentos sobre o grupo de Escoteiros e Adriano Melilo - Procurador do Legislativo explicou a legalidade do projeto a ser votado para subvenção da ASCOBEC.

Adivar Geraldo Barbosa disse que precisa de uma associação pra administrar a casa do idoso, mas que o trabalho da SEDAS - Secretaria de Assistência Social é referencia na região com segmentos como: CRI - Centro de Referência do Idoso,Clínica M- da Mulher, Clínica da Criança e o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social e em sua opinião é a secretaria que mais trabalha e o setor que o governo mais investe. Lembrou – “Isto não é um projeto pessoal e ainda bem que Cláudio recebe pessoas de fora. Lá tem solidariedade humana e a questão burocrática é da prefeitura. É nossa obrigação nos sensibilizarmos”, concluiu.

Vereadora Cida Penido falou que existe um asilo em Congonhas e que precisa de uma entidade para administrar, que seria muito bom que os idosos pudessem ser atendidos em Congonhas, mas que enquanto isso não acontece, a subvenção para a entidade ASCOBEC é bem vinda para os que precisam.

Vereador Délcio Geraldo da Mata disse que iria votar contra o projeto de subvenção a ASCOBEC, pois não concorda em enviar dinheiro para outra cidade. Depois das discussões votou favorável.

Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos falou sobre o trabalho dos escoteiros; sobre o resgate das marchinhas de carnaval pela Prefeitura. Eduardo falou que o programa da saúde familiar é um modelo regional e que existe um centro de referência ao idoso;

Vereador Edonias Clementino (Galileu) disse que não votaria no projeto de subvenção a ASCOBEC, pois não concorda em levar os idosos para outra cidade, mas ao final das discussões vou a favor.

Vereador Evandro Alves de Almeida (Pastor Evandro) solicitou que fosse respeitado o artigo 214, do Regimento Interno, onde suspenderia a reunião por 5min, antes da votação da Ordem do Dia. Sobre seus 172 requerimentos disse que está aguardando respostas e da possibilidade das respostas chegarem virtualmente, para agilizaria o processo. Sugeriu que futuramente os escoteiros possam ser voluntários no estacionamento rotativo da cidade. Falou da necessidade do Município olhar a situação do idoso.

Vereador Igor Jonas Souza Costa comentou que existem, aproximadamente, 62 pessoas na fila do hospital aguardando o momento para fazerem cirurgia, já com o risco cirúrgico em mãos, com o médico José Carlos Barbosa. Disse que procurou a secretária adjunta para falar sobre a situação dessas pessoas e que é de extrema importância esta definição. Solicitou que seja cobrado dc COPASA previsão de data de abastecimento de água, nos bairros Murtinho e Alto Maranhão; lista de nomes dos funcionários que fazem parte de comissões e remuneração; e informe da prefeitura, sobre a folha de pagamento integral de fevereiro de 2017, entre outras. Pediu que o Prefeito fizesse a indicação do Líder do Governo, na CMC. Pediu que os vereadores justificassem seus votos.

Vereador Lucas Santos Vicente (Lucas Bob) pediu a Secretária de Obras, o cronograma de execução, da passarela do Pires. Pediu que fosse concedida a falar, o Sr. Marcelo sobre os Escoteiros de Congonhas. Falou sobre seu trabalho em prol da cidade; sobre a crise econômica que tem aumentado o desemprego, em Congonhas. Segundo Lucas existe pouco investimento na área social e espera que os idosos de Congonhas sejam cuidados aqui mesmo e após as discussões decidiu votar a favor da subvenção da ASCOBEC, para depois de seis meses, saber como está sendo feito o trabalho, com os idosos.

Vereadora Patrícia anunciou seu desligamento da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final. Falou sobre: a passarela do Pires; pedidos de informações, solicitadas pelo Executivo; obras na cidade; a situação do matadouro, entre outros requerimentos. Justificou sua abstenção e depois justificou a favor da subvenção da ASCOBEC, pois segundo Ver. Patrícia sabe da necessidade dos idosos, desde que o projeto seja monitorado e readequado, posteriormente, pois o projeto deixou dúvidas.

Vereador Marcos Rezende Amaro (Coruja) falou sobre seu requerimento solicitando informações sobre o Hospital Bom Jesus; sobre a reunião com o Secretário Municipal de Saúde, onde recebeu informações de que a construção do CTI será de 10 leitos e de sua breve inauguração. Desejou um bom carnaval a todos.

Vereador Vagner comentou sobre a possibilidade da realização de cursos gratuitos de formação profissional de antenistas de TV digital e manutenção de fogão industrial, patrocinados pela prefeitura. Comentou que se o projeto de subvenção da ASCOBEC não fosse aprovado seria um problema para a Câmara e que 12 mil reais de subvenção para a entidade é um valor razoável. Caso houvesse, posteriormente, algum problema que a prefeitura deveria assumir a responsabilidade.

Fonte: Rita Cordeiro/Assessoria de Imprensa/CMC