Uma em cada quatro pessoas já pensaram em tirar a própria vida no Brasil, revela pesquisa.
Uma em cada quatro pessoas já pensou em tirar a própria vida no Brasil. É o que alerta uma pesquisa online com a população adulta revelada pela Associação Brasileira de Psiquiatria. De acordo com a pesquisa, mais da metade relataram desejos de se isolar completamente ou desaparecer.
Mais de 25% dos participantes relataram ter tido pensamentos suicidas nos últimos seis meses; 25,2 % afirmaram que não se sentem bem atualmente; enquanto 30,9% se declararam tristes ou decepcionados, mas ainda com esperança de melhora. Por outro lado, 54,1% dos participantes afirmaram saber onde buscar ajuda especializada diante de uma crise intensa. Outros 33,2%, um em cada três, relataram que conversariam com alguém próximo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos com a abordagem adequada e profissionais preparados para lidar com essa situação.
Mas, muitas vezes, o simples fato de ter com quem conversar pode mudar aquela situação. No entanto, é importante destacar que a ajuda médica e psicológica pode ser necessária para o indivíduo superar este momento.
A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas se dedica com uma atenção especial à área de saúde mental, atuando por meio do Núcleo Integrado de Atenção à Saúde Mental, CAPS AD, CAPS II, CAPS IJ, Centro de Convivência Dona Ivone Lara e o Centro de Valorização da Vida..
O atendimento é feito por equipes multidisciplinares, compostas por enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros. Entre em contato pelos telefones:
-
NUCLEO INTEGRADO (NIAS): 3732-0508
-
CAPS AD: 3732-0507
-
CAPS II: 3732-0509
-
CAPS IJ: 3732-0566
-
Centro de Valorização da Vida: 188
O suicídio é uma emergência médica. Em caso de risco, ligue imediatamente para o SAMU, no número 192.
A Câmara Municipal de Congonhas reafirma seu compromisso com a valorização da vida. Lembre-se: buscar ajuda é um ato de coragem. A vida sempre vale a pena.