Você sabia que parte da estrutura do Santuário Nacional de Aparecida teve origem em Congonhas?
O feriado nacional de 12 de outubro, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é uma data de fé, devoção e celebração. Mas também é uma oportunidade para lembrar de uma curiosidade desconhecida pelos congonhenses: parte da estrutura do Santuário Nacional de Aparecida tem origem aqui, em Congonhas.
Mais precisamente, estamos falando da estrutura metálica da imponente Torre Brasília que tem 109 metros de altura e é a terceira maior obra em aço do Brasil. Ela carrega um simbolismo ainda mais especial para nós. O minério de ferro utilizado na fabricação do aço da estrutura da torre também saiu das montanhas de Congonhas, da Mina de Casa de Pedra, reforçando um elo silencioso, porém significativo, entre nossa cidade e o maior centro de peregrinação do país.
De acordo com o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional, a estrutura doada pelo então presidente Juscelino Kubitschek (JK) foi produzida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ). A empresa possui minas em Congonhas - que fornecesse o minério de ferro - e em Arcos (MG) que produz calcário e dolomita, que também são elementos utilizados na fundição do aço.
A torre foi inaugurada em janeiro de 1961 pelo pelo presidente JK que, de acordo com a historiadora aparecidense Teresa Pasin, sempre ressaltava a origem dos materiais. “Todo minério era proveniente de Minas Gerais e o próprio Juscelino gostava de se gabar disso”, revela.
E nós congonhenses, também podemos nos orgulhar, pois um pouco da nossa terra e, consequentemente da nossa história está presente no maior templo mariano do mundo.
Neste 12 de outubro, além das homenagens à Nossa Senhora Aparecida, vale lembrar com orgulho dessa contribuição congonhense na história da Padroeira do Brasil. Um detalhe que quase ninguém sabia, mas que merece ser celebrado e lembrado por todos quando visitarem o Santuário Nacional.
Reportagem: Reinaldo Silva / Fotos: Reprodução – CDM Santuário Nacional/GSTransfer